sábado, 15 de novembro de 2008

Ensaios da Foca

Estudantes de Jornalismo visitam redação de O Imparcial

Em visita às instalações do jornal, acadêmicos do terceiro período de Jornalismo da Faculdade São Luís puderam conhecer melhor o processo de produção de um jornal impresso.

Por Talita Guimarães

Em mais um trabalho da disciplina Laboratório de Mídia Impressa II, os estudantes do terceiro período em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Faculdade São Luís foram incumbidos de, uma vez divididos em grupos, relatar a visita a duas das maiores redações do estado – os jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão.

Na última segunda-feira (10/11), duas equipes visitaram o Sistema Mirante de comunicação que abrange o Portal Imirante e a redação do jornal O Estado do Maranhão assim como a Rádio Mirante e a TV Mirante. Já na quinta-feira (13) foi a vez de mais dois grupos conhecerem as instalações de O Imparcial e seu novo produto - o jornal Aqui Maranhão - e o Imparcial Online. Na ocasião, os estudantes foram recebidos por Elisa Campos, coordenadora do Projeto Leitor do Futuro, que os guiou pela visita apresentando todas as etapas de produção do diário.

Fundado em 1° de maio de 1926, o jornal pertencente ao grupo Diários Associados construiu 82 anos de história no jornalismo maranhense com a cobertura de muitas pautas em todas as oito editorias – São Luís, Maranhão, Brasil, Política, Economia, Esporte, Cultura e Mundo. Durante a visita foi possível conhecer a redação onde os repórteres se reúnem duas vezes por dia com o chefe de reportagem para a distribuição das pautas. Em seguida a esse primeiro passo, jornalistas saem acompanhados de seus respectivos repórteres fotográficos para a cobertura das pautas recebidas. Ao retornar a redação, uma vez de posse do material recolhido na rua, os profissionais dispõem de computadores para escreverem as matérias. Os fotógrafos também descarregam o material fotográfico das pautas em computadores disponíveis e deixam a cargo do editor chefe de cada segmento do jornal, selecionar a foto que acompanhará a matéria que estará no impresso do dia seguinte. Cabe também ao editor chefe revisar os textos e editá-los conforme julgar necessário, eliminando frases ou organizando pensamentos de modo mais suscinto e coeso.

A edição do jornal O Imparcial fecha diariamente por volta das 21h podendo se estender até às 22h de acordo com o número de matérias necessárias de complementação das informações. A impressão ocorre pontualmente às 0h sendo que a impressora de que dispõe o veículo possui capacidade para impressão de uma tiragem de até 40 mil exemplares, segundo Elisa Campos. Entretanto, em seu funcionamento habitual, o jornal circula diariamente com uma tiragem de aproximadamente 12 mil exemplares em todo o estado. Na sala de impressão ainda permanecem guardadas as primeiras máquinas utilizadas na produção do jornal – datilografia, prensas e tipógrafos.

Já seu atual produto, o jornal Aqui Maranhão, fecha a edição às 16h e é impresso às 18h. Por se tratar de um jornal de poucas editorias e em formato de suplemento dado o preço mais acessível, o Aqui MA possui linha editorial voltada a um público predominantemente masculino, com matérias sobre esporte e uma editoria de cidade que reúne polícia, política e assuntos gerais. A equipe de reportagem é a mesma de O Imparcial de modo que algumas matérias são coincidentes nos dois jornais.

A visita foi válida à turma de jornalistas em formação tendo em vista a importância da união entre teoria – vista em sala de aula – e a prática jornalística – visitas aos veículos da imprensa maranhense e a possibilidade de contato com jornalistas no exercício da atividade.

Nenhum comentário: