sexta-feira, 27 de março de 2009

Meio Ambiente em foco

Meio Ambiente e Diversidade Cultural*

Amazônia é discutida em coletânea de pesquisadores do Maranhão e Rio de Janeiro
Pesquisadores lançam livro na próxima segunda-feira, 30/03, às 19h, na UFMA


O livro “Amazônia: desenvolvimento, meio ambiente e diversidade sociocultural”, uma coletânea de professores e pesquisadores do Maranhão e do Rio de Janeiro, será lançado nesta segunda-feira, dia 30 de março, às 19h, no auditório B do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus do Bacanga, em São Luís.

O trabalho é resultado de dois anos de pesquisas realizadas pela UFMA e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), pelo Projeto Procad-Capes "Amazônia e os paradigmas do desenvolvimento", organizado pelos professores Sérgio Figueiredo Ferretti (UFMA) e José Ricardo Ramalho (UFRJ) e com surpervisão editorial do professor Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA).

Segundo a antropóloga e professora Maristela de Paula Andrade (UFMA), os autores se debruçam sobre realidades empíricas distintas para pensar o papel do Estado e de empresas nos processos de desenvolvimento e mudança social na Amazônia. “Eles se perguntam sobre a ação oficial, a parceria entre interesses empresariais e o Estado Brasileiro e a movimentação de segmentos sociais em busca de reafirmação de direitos sobre territórios e recursos fundamentais a sua reprodução social”.

De acordo com a coletânea, em um mundo globalizado e ambientalizado, tendo a Amazônia como foco importante das preocupações com a vida no planeta, muitos segmentos sociais de pequenos produtores passaram a assumir a co-gestão de parcelas consideráveis do território, hoje protegido pela criação de unidades de conservação (UCs) e terras indígenas (TIs), em quase 50% de sua extensão. “Pensados sempre como obstáculos ao desenvolvimento, tornaram-se agora aliados e protagonistas dos projetos que propõem outro tipo de desenvolvimento”, diz a introdução da obra, escrita pelos pesquisadores Sérgio Ferreti, Neide Esterci e José Ricardo Ramalho, o primeiro da UFMA e os dois últimos da UFRJ.

O livro também se volta à análise de festas e rituais presentes em lugares de culto afro-brasileiro no Maranhão e de seu tratamento por uma das vertentes formadoras do pensamento sociológico e antropológico - os estudos de folclore. Esses trabalhos permitem perceber um dos aspectos da resistência cultural das populações tradicionais frente às políticas que as mantêm na invisibilidade.

AULA INAUGURAL - Antes do lançamento da coletânea, será ministrada a aula inaugural de mais uma turma do Mestrado em Ciências Sociais da UFMA. O professor convidado é André Botelho, da UFRJ, que tratará do tema “Sociologia da ação coletiva: questões conceituais”. A aula inaugural está marcada para começar às 17h, no mesmo local.

SERVIÇO
O quê? Lançamento de Livro intitulado "Amazônia: desenvolvimento, meio ambiente e diversidade sociocultural", organizado pelos professores Sérgio Figueiredo Ferretti (UFMA) e José Ricardo Ramalho (UFRJ)
Quando? 30 de março, segunda-feira, às 19h
Onde? Auditório B do Centro de Ciências Humanas, na UFMA – Campus do Bacanga (São Luís-MA)
Entrada gratuita

Mais informações: (98) 8821-3981 (98) 8414-1684
*Fonte: Professora Flávia Moura

Nenhum comentário: