domingo, 19 de abril de 2009

EDUCAÇÃO E SAÚDE EM FOCO

Estudantes de Eletrotécnica do Instituto Federal do Maranhão apresentam trabalho sobre Fitoterapia em semana de saúde

Por Talita Guimarães

O Instituto Federal do Maranhão (antigo CEFET-MA) realizou entre os dias 14 e 16 desse mês, a Semana de Saúde do Campus Monte Castelo, em São Luís, com o tema “Vida Saudável: uma conquista diária”. Dentre as atividades da semana, foram realizadas palestras direcionadas aos servidores e alunos do IFMA e ainda exposições, oficinas e ginástica laboral.


Durante os três dias de atividades, os alunos também tiveram oportunidade de apresentar um pouco do aprendizado da sala de aula na área de ciências da saúde, mostrando que apesar dos cursos técnicos possuirem direcionamento para as disciplinas a fins, a interdisciplinaridade é uma estratégia de ensino que traz o educando para dentro de outras áreas do conhecimento tão importantes quanto as específicas do curso.

A turma 103 do curso técnico em Eletrotécnica, sob orientação do professor de Biologia Luiz Henrique - Lula - expôs na manhã da quarta-feira (15/04) um estande sobre a prática da Fitoterapia. Para apresentar o trabalho, os alunos visitaram o Herbário Ático Seabra, da Universidade Federal do Maranhão, e trouxeram algumas plantas e ervas medicinais para a exposição na Semana de Saúde.


Alunos do curso de Eletrotécnica apresentando trabalho na Semana de Saúde. Alvo: alunos e servidores do IFMA.

Manuelle Serejo, da turma 103, organiza plantas medicinais do Herbário da UFMA

Os estudantes explicaram para alunos e servidores do campus Monte Castelo em que consiste a Fitoterapia - prática medicinal que utiliza vegetais em preparações farmacêuticas - como as pessoas podem reconhecer as plantas e seu caráter medicinal e ainda apontaram exemplos e indicação de uso dos vegetais. Ao fim das exposições orais, alunos e servidores ainda puderam experimentar chás de hortelã e erva mate.

Servidora do Instituto experimenta chá de hortelã

A Semana de Saúde ainda contou com apresentação de trabalhos das turmas de Desing de Produto, Alimentos, entre outras, vacinação, exames de glicemia, aplicação de flúor e a apresentação cultural do coral "Corpo e Voz". A organização foi uma ação da Coordenação de Assistência ao Educando (CAE), com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar da importância dos cuidados com a saúde, através de práticas saudáveis de alimentação, ginástica e difusão de informações para uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: