quinta-feira, 9 de abril de 2009

REFLEXÃO EM FOCO pOr: foca estreante


TEMPO


Por Saara Sousa*



CANTE o que não dá pra FALAR

PINTE o que não dá CANTAR

ESCREVA o que não se pode PINTAR

ENFRENTE o que obstante não se pode MUDAR...


Não dá para parar, na vida real as coisas acontecem e acontecem, não é como a ficção. Na vida real você segue em frente, muda, acostuma, enfrenta. E com tudo isso, agarramo-nos no que todos, sem exceção - crentes e descrentes se agarram - o TEMPO. Ah! Esse velho de barbas negras, olhos cinza e voz rouca e canta, dança e sapateia em cima de nós. Os seguimos ou ele nos segue. Quem sabe? Só se sabe que está ali, cá e acolá. Lento e frio. Monstruosamente calculista e sarcástico. E como borracha, ele simplesmente te apaga, apaga seus erros, sonhos, medos... Reconstrói o que num momento atrás destruiu. Não passa, só para te provocar, ele para! Há quem diga que isso é impossível, O TEMPO não para! Já disse o cantor, será? Quem aí dirá que o tempo nunca PAROU? Rá ! Parou sim, naquele sorriso, naquele olhar, no grito e no sonhar.Ah! O TEMPO, companheiro, o desejo certo de continuar, a certeza ilusória do sobreviver, do esperar, da paciência mãe de apenas assistir ao desfecho sedutor do TEMPO.

Viva e aprenda, o professor é de graça e as experiências são suas, minhas, únicas, todas...Nada que surpreenda. Não, não mais agora. A toda hora uma surpresa, quando brigados, o lado fraco deseja não mais se surpreender com as trapaças da vida, e o tempo chega e ajeita, mistura e separa as dores, as alegrias os amores. Mas se minha falta de palavras não corroesse minhas sinceridades sobre o que sinto, não seria tão difícil dizer o que eu REALMENTE quero. Ah! Como eu o quero, muito em grandes proporções. Onde vende? Eu perguntei! Ninguém sabe, todos querem mais e menos, em momentos diferentes, em situações diferentes. Esse maltrapilho enganador faz-nos acreditar que realmente apaga... Ei, ainda estão aqui, não estão aí? Aqui estão as lembranças, a memória, sua grande vilã e as vezes parceiras. Ele vem, passa e faz tudo parecer recomeçar, daí você acorda boba e vê que tudo ainda está lá, vivas e únicas as marcas, as lembranças e deseja fielmente que se vão, mas não vão. E se sente traída, que belo companheiro esse nosso que nos faz acreditar e depois nos chicoteia com a verdade de que o tempo pode passar, mas tudo na sua vida pode ficar até mesmo o que você quer desesperadamente que se vá. Ah! O TEMPO, vilão ou herói? Amigo ou inimigo? Diz você, o poeta já disse. Não somos escravos dele, ele é que está ao nosso dispor. Fazemos com ele o que bem entender, porque ele é só meu, seu e também quando deixarmos nosso!


*Acadêmica do 4 período de Jornalismo da Faculdade São Luís.

6 comentários:

Talita Guimarães disse...

Olá, amigos do Ensaios...
Olá, Saara!!!

Estamos sempre divulgando que a prática acadêmica exerce papel importante na formação de todo universitário.
Finalmente, teremos nosso tímido time de focas do blog reforçado pela presença da estudante de jornalismo Saara Sousa.
Seja bem-vinda Saara! Que suas produções estejam por aqui com bastante frequência e que outros estudantes de comunicação despertem para a publicação de seus trabalhos aqui no Ensaios.
Porque como diria Max de Medeiros, também acadêmico de Jornalismo, "a hora de pirar é agora!".

Abraços

e boa leitura!

fOcA dO eNsAiOs disse...

OPORTUNIDADE EM FOCO!!!!

- E para quem quer publicar seu material* e unir-se ao time do "Ensaios em Foco" é só enviar sua produção para o e-mail:

tat_guimaraes@hotmail.com

- Recebemos produções de estudantes de comunicação, letras e demais interessados em publicar nesse espaço.

*leia-se crônica, conto, poesia, matéria jornalística, reportagem, artigo, crítica.

Dalila disse...

Parabéens Teacher Saara, ameei..
Agora tenho uma teacher poeta.
XD

S.Sousa disse...

Opa, valew!!!!
que bom que vc gostou linda!

Anônimo disse...

criatividade e flexibilidade, O texto do TEMPO funciona como uma auto analise p/ o leitor. parabns mto interessante!

Anônimo disse...

nossa amei...agora tenho uma amiga poeta...MEUS PARABENS