quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CINE FILOSÓFICO EM FOCO

Cinema, filosofia e reflexão crítica. Assim tem sido o debate gerado pela programação do Projeto Cine Filosófico, desenvolvido no Instituto Federal do Maranhão pelo professor de Filosofia Jorge Leão. E na próxima sexta (16), o debate da vez estará em torno do enredo de “Doze Homens e Uma Sentença”, que com história e roteiro de Reginald Rose, direção de Sydney Lumet e produção de Henry Fonda e Reginald Rose recebeu em 1957quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme. O filme começa a partir das 18h30min na sala de mestrado do IFMA - Campus Monte Castelo.

“Doze Homens e Uma Sentença é um filme forte, de suspense. Onze jurados estão convencidos que o réu é culpado por assassinato. O décimo segundo não tem dúvida sobre sua inocência. Como poderá este homem, interpretado brilhantemente por Henry Fonda, fazer com que os outros cheguem à mesma conclusão? É um caso em que aparentemente há provas avassaladoras contra um adolescente acusado de matar seu pai”, resume o professor Jorge, deixando a questão para o debate pós- filme.

As sessões do Cine Filosófico são gratuitas e abertas a comunidade. O Campus Monte Castelo fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, n/04, Monte Castelo, ao lado do Senai.

2 comentários:

Mary disse...

Muito bacana a ideia desse projeto, de trazer os clássicos do cinema pra dentro do ambiente escolar (era algo que para nós estava faltando). Jorginho está de parabéns!

Talita Guimarães disse...

Olá, Mary!

pois bem, o Cine Filosófico é mais uma iniciativa louvável do sempre educador Jorge Leão. É um trabalho realmente interessante, que une gerações em torno de algo tão agradável como o debate em torno de clássicos do cinema.
Além disso, o professor Jorge consegue despertar a turma para análises que vão além do comentário sobre o filme. Afinal, a filosofia enxerga lições e possibilita a construção de conhecimento!

Obrigada pela visita
e esteja por aqui!

Abraços,
Talita Guimarães