quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MAIS CINEMA E FILOSOFIA EM FOCO

IFMA apresenta debate filosófico sobre filme "Ladrões de Bicicleta"

O fim de tarde da sexta-feira (02) promete mais cinema, filosofia e debates. Assim deve ser o primeiro cine-filosófico do mês de outubro, que acontece amanhã a partir das 18h30, na sala de mestrado do IFMA - Monte Castelo. O filme da vez é a obra-prima do cinema italiano "Ladrões de Bicicleta", produzido no ano de 1948 sob a direção de Vittorio de Sica.
Ganhador do primeiro Oscar de filme estrangeiro, "Ladrões de Bicicleta" narra a emocionante história de Ricci (Lamberto Maggiorani) na luta por um emprego e pela conquista da dignidade em meio a Itália do pós-guerra. O trabalho até aparece, mas um detalhe se faz imprescindível para a execução do serviço: ter uma bicicleta. E é no contexto de miséria e luta pela sobrevivência, que Ricci e sua família têm que enfrentar vários desafios, como muitos italianos, em prol de suas vidas e da reestruturação de seu país.
O cine-filosófico é promovido pelo professor Jorge Leão, do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do IFMA. E o campus Monte Castelo fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, n/4, ao lado do SENAI.

Nenhum comentário: