sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CINE FILOSÓFICO EM FOCO


Cine Filosófico exibe "O Segredo de Beethoven" hoje, 27, no IFMA

A sexta-feira, 27, tem mais cinema e filosofia no IFMA - Campus Monte Castelo. O Cine Filosófico exibirá pouco mais a tarde, a partir das 18h30 na sala de mestrado, o filme "O Segredo de Beethoven" do diretor Agnieszka Holland.

Segundo o professor Jorge Leão, o filme trará ao público "A oportunidade de observar a paixão por trás do gênio". A história gira em torno de Anna, uma jovem interpretada por Diane Kruger, que vai trabalhar como copeira na Nona Sinfonia de Beethoven, vivido pelo ator Ed Harris. O filme aborda a relação crescente entre os dois e a paixão que pode uni-los: a música.

Confira uma sinopse do enredo:

"Enquanto seu trabalho avança, Anna se envolve no mundo tortuoso e inspirado do maestro. Para ela, essa colaboração é uma oportunidade divina de provar seu próprio talento como compositora; para ele, ela é uma alma pura que pode ajudá-lo a realizar o ponto alto de sua arte - a criação do último quarteto de cordas. Apesar da afeição mútua que cresce entre os dois, Beethoven despreza a composição de Anna que, desesperada, vai embora pensando em largar de vez o mundo da música. O Maestro vai atrás dela, implorando para que volte e termine com ele esse último trabalho, depois do qual pode libertá-lo para se tornar o que ele diz que ela nasceu para ser: uma compositora."


A projeção do filme é uma boa oportunidade de conhecer mais sobre a vida do grande compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770 - 1827). E após a exibição do filme, haverá a já conhecida roda de comentários sobre a vida do compositor com uma novidade: "Hoje teremos ainda a apresentação de algumas de suas peças mais famosas, como a Nona Sinfonia (4º movimento) e a Sonata ao Luar (piano)", adianta o Jorge Leão.

Nenhum comentário: