sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DESIGN EM FOCO

Dia D reúne estudantes e profissionais do Design no IFMA
Por Talita Guimarães
Na última terça-feira, 24, os futuros designers do Instituto Federal do Maranhão e de quebra toda a comunidade acadêmica do IFMA tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre Design. Foi o Dia D, que reuniu profissionais, estudantes e professores das áreas de Design Gráfico e de Produto para um dia inteiro dedicado a palestras, oficinas, repentinas e exposições sobre as vertentes de atuação do curso.

A realização do evento foi toda organizada pelos alunos dos cursos de Design Gráfico e de Produto da instituição com o apoio dos professores Tayce Artioli, Inaldo Maia e da coordenação do curso. Entre os palestrantes, estiveram presentes os profissionais Márcio Guimarães, Carlos Eduardo Sales, Andrea Salomão e o fotógrafo nacionalmente reconhecido Meireles Jr.
Estudantes acompanham atentamente a palestra do fotógrafo Meireles Jr.
Segundo informou a estudante de Design Gráfico e membro da organização, Mayara Serra, a atividade faz parte das comemorações pelo dia do Designer, comemorado no dia 5 de novembro e envolveu cerca de 120 alunos. A ideia do Dia D é um projeto elaborado pelos estudantes para expor trabalhos do curso e esclarecer mais sobre a atividade e o mercado de trabalho para colegas da comunidade acadêmica do IFMA que estudam outras áreas e não conhecem o Design como campo de conhecimento importante para a sociedade. "Essa atividade serve para mudar um pouco a visão de alunos aqui dentro da escola, que ainda veem o design de forma rígida e conservadora.", explica Mayara. Além disso, a estudante afirma que o evento procura quebrar clichês entre os alunos que torcem o nariz para o curso e entre os próprios estudantes de design que ao chegar no último ano se sentem desestimulados a seguir a carreira. "Queremos mostrar que a profissão dá certo e tem papel importante dentro da nossa sociedade", defende.
O dia de atividades contou ainda com intervalo de apresentações musicais dos próprios alunos de design. Aliás, o momento foi de troca de experiências literalmente, pois dentro da programação, oficinas e repentinas foram ministradas pelos alunos mais experientes do curso. Maryane Carvalho, estudante do terceiro ano de Design de Produto, ressaltou a importância da atividade integrar alunos e profissionais."Não há nada melhor que uma atividade promovida pelos alunos e para os alunos, além disso agrega conhecimento sobre o curso de design, música, traz profissionais que nos passam experiências", opina Maryane e acrescenta que o evento também é válido aos alunos dos outros cursos, porque possibilita que eles também aprendam sobre uma área nova. "Atividades como essa são boas para a escola toda e principalmente para os alunos", afirma.
Já Douglas Jorge, aluno da segunda série de design, acompanhou as palestras do dia e participou no intervalo de almoço apresentando um pouco de seu talento na música. O estudante acompanhou ao violão, as vozes dos colegas Gildson Júnior, Maryane Carvalho, Gabriel e da percussionista Fernanda Viegas. Para Douglas, o evento tem papel fundamental na valorização do profissional do Design. "Além de ser uma forma de valorizar o designer e mostrar para as pessoas um pouquinho sobre o que é o design e a forma como atuamos, pra gente que organiza é gratificante, porque vemos as pessoas prestando atenção, acompanhando a atividade. Dá a sensação de que todo o nosso esforço valeu a pena", conta sorridente.


Douglas Jorge, Gildson Júnior, Mary Carvalho, Gabriel e Fernanda Viegas durante apresentação musical. No repertório, nomes como Djavan e Cássia Eller.

Nenhum comentário: