segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FEIRA DO LIVRO EM FOCO

Ensaios em Foco visita a 3ª FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUÍS
Por Talita Guimarães
Livros, livros e mais livros. De um lado você esbarra com escritores e poetas em pessoa, do outro você se depara com livros gigantes que trazem vida e obra de grandes nomes da literatura maranhense. Se você andar mais um pouquinho vai encontrar espaços de discussão literária, peças teatrais infantis, exposição de artes plásticas, venda de livros e uma novidade: o troca troca literário. Assim é o ambiente da terceira edição da Feira do Livro de São Luís, que acontece na Praça Maria Aragão e no Espaço Cultural até o próximo domingo, 29.

Diferente das duas edições anteriores, a feira traz em 2009 uma nova utilização do espaço, do horário de programação e da quantidade de atividades. Mantém a estrutura das duas primeiras versões, mas em uma proporção perceptivelmente reduzida. As atividades começam às 14h e seguem até 22h. A quantidade de livreiros também é menor em relação ao ano passado: 39 editoras em 52 estandes. Dentro do Espaço Cultural estão a venda de livros com estandes de livrarias e editoras, o Auditório Reynaldo Farah para apresentações de peças teatrais e ainda o Espaço Criação Vital com a exposição “Jeans” do artista plástico Miguel Veiga.

Já na Praça Maria Aragão estão os auditórios para debates, palestras, oficinas, mini-cursos e projeção de filmes. São os espaços: Café Literário, Casa da Juventude, Casa do Escritor Maranhense, Cineclube Literário, Casa do Professor, Espaço Criança e auditórios Ferreira Gullar e José Louzeiro.

Quem visitou a 3ª Feira do Livro de São Luís na tarde do domingo, 22, pôde caminhar tranquilamente pelos estandes e conferir a exposição do Espaço Criação Vital.

O Ensaios em Foco conferiu o debate “Leitura e Escrita em Blogs - O blogueiro é um escritor?” com o professor de História Marcos Saldanha, escritor do blog Marcus Histórico (http://www.marcushistorico.blogspot.com).

O debate, informal dado o pouco público*, transformou o espaço convencional do auditório José Louzeiro em um círculo de troca de ideias e experiências. Assim, a conversa girou em torno da forma como a blogosfera se transformou em uma ferramenta de democratização do pensamento e da expressão de ideias livres. Atualmente, os blogs são páginas que vão além do mero diário virtual. “Constituem uma ferramenta extraordinária, de fácil acesso que possibilita a quem o produz falar por si próprio e sobre si próprio”, conta Marcos Saldanha que ainda apresentou ao público os conceitos básicos sobre a criação dos blogs desde seu surgimento, em 1997.

Além disso, Saldanha ressaltou a interatividade promovida pelos blogs, quando o escritor é ao mesmo tempo leitor e vice-versa, graças ao espaço para comentários, seguidores e indicação de links. Entre as questões levantadas, o palestrante colocou a defesa do blogueiro como um escritor de blog e ainda deixou ao público a questão sobre o trabalho desse tipo de escritor e do que é o blog: “Diário de um Escritor ou um Escritor Diário?”. Vale a pena pensar um pouquinho, afinal, como lembrou Marcos Saldanha, a blogosfera ainda é um terreno pouco discutido, onde não há como estabelecer definições quando se tem um espaço em construção.

Ao término do debate, ainda foi possível conferir um pedacinho do Café Literário sobre a obra de Nauro Machado. O espaço, que tem o delicioso aroma de cafezinho, contou com a presença do próprio Nauro e ainda do escritor José Louzeiro, que em seguida, às 20h, foi o palestrante da noite no auditório Ferreira Gullar.

Encontro de Blogueiros* - O debate sobre blogs contou com a presença de pouco público, fato que decorre da pouca divulgação da programação das feira. O Ensaios em Foco lamenta que isso aconteça, pois os debates e palestras são ótimas oportunidades do público maranhense discutir temas importantes ao desenvolvimento, preservação e respeito a nossa própria cultura. Além dos debates inovadores e necessários, como esse em torno da explosão da blogosfera e o nascimento de novos escritores.
Só para exemplificar, as pessoas que compareceram ao debate com o professor Marcos Saldanha compunham um público variado. Entre os já esperados blogueiros interessados pelo debate, estavam também senhoras e professores dispostos a conhecer melhor essa ferramenta. Vale registrar a presença da blogueira parceira do “Ensaios...” Mary, do blog Badulaques e do Jônatas, blogueiro da cidade de São Mateus que está promovendo no próximo sábado, 28, o I ENBLOG -MA (Encontro de Blogueiros do Maranhão).


Assim, o “Ensaios em Foco” informa a programação da 3ª Feira do Livro de São Luís para hoje, segunda, dia 23 de novembro. Confira e divirta-se, afinal, é a festa da literatura maranhense que segue em cartaz!

23/11 - Segunda-feira:
Programação de Palestras:

Auditório Ferreira Gullar:
18h - A presença do folhetim no jornal maranhense com a palestrante Claudia Pecegueiro
20h - O Sistema Municipal de Bibliotecas com Maria Zenita Monteiro

Auditório José Louzeiro:
17h - Redação com Luiz Rogério Nogueira
19h - Do homem do amor ao amor do homem: esboço para uma teoria histórico-ontológica do amor com Vinícius Bezerra
20h - Raciocínio Lógico com Luiz Rogério Nogueira

Café Literário:
17h - Ivan Sarney
18h30 - Ceres Costa Fernandes
20h - José Louzeiro

Casa da Juventude:
16h - Juventude, Cidadania e Cultura
18h - Exibição de Curtas
18h35 - Maioridade Penal e Garantia dos Direitos Juvenis
20h35 - Apresentação Cultural

Casa do Escritor Maranhense
16h - A humanização do capital como instrumento de cidadania e igualdade social com Francisco Ribeiro
20h - Os quadrinhos eróticos de Carlos Zéfiro com Zelma Freire

Um comentário:

Jônatas Carlos disse...

Muito bom o debate sobre blogs, melhor ainda é saber que mesmo com um pequeno público se pode perceber o quanto os blogs estão próximo das pessoas e como eslas estão procurando meios de interagir em meios a tantos já existente.

Parabéns por seu blog tá show!