domingo, 15 de novembro de 2009

MÚSICA EM FOCO

Capela Brasileira apresenta "Messe de Requiem" de Gabriel Fauré

Depois de apresentar ao público maranhense, nos dias 13 e 14 de novembro, o emblemático requiem do compositor francês Gabriel Fauré (1845- 1924) na Igreja do Desterro, o grupo vocal Capela Brasileira retoma o concerto dedicado a Fauré no próximo dia 17, terça-feira, a partir das 20h no Teatro Arthur Azevedo.
Capela Brasileira durante apresentação na Aliança Francesa
Dentro da música clássica, Requiem é um concerto com composições em honra aos mortos, geralmente executado como missa em função de um funeral. As músicas contém passagens bíblicas e orações de paz e entrada no céu para os falecidos. O termo "requiem" vem do latim e significa repouso.


Considerado como uma das mais belas páginas da história da música, o Requiem de Fauré já conquistou plateias de todo o mundo com a composição que traz entre os sete movimentos, três partes particularmente belas: o terno Piu Jesu, a bela melodia do Agnus Dei e a força dramática do Libera Me.


O grupo Capela Brasileira, formado por alunos do curso de canto erudito da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa (EMEM), é dirigido pelo professor de canto da EMEM Ciro de Castro e nasceu da necessidade de explorar o repertório mais especializado, coral e operístico para os alunos de canto da Escola de Música.


Entre as apresentações do Capela Brasileira estão o espetáculo "Cena lírica em Mozart" realizado em 2006 e a participação no 30º FEMACO no mesmo ano. A formação do grupo é variada, tanto instrumental como vocal, dependendo da obra a ser executada. Para o concerto do Requiem de Fauré conta com a participação de vinte vozes acompanhadas dos pianistas Franzer Almeida e Christoph Küstner e do violinista Manuel Mota.


A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo uma hora antes do início do espetáculo, portanto, a partir das 19h.


Além da apresentação do Messe de Requiem, a noite de terça no TAA, contará ainda com mais atrações do corpo musical da Escola de Música Lilah Lisboa. Vale a pena apreciar!

Nenhum comentário: