quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CINE FILOSÓFICO

Cinema brasileiro inspira debate do Cine Filosófico nesta sexta, 11.

O drama de produção brasileira "Bicho de sete cabeças" é o filme da vez no Cine Filosófico da próxima sexta-feira, 11, que será exibido a partir das 18h30 na sala de mestrado do IFMA-Campus Monte Castelo.

Sob direção de Lais Bodanzky, o filme de 80min de duração, aborda a conturbada relação entre Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro). De um lado, o desprezo do pai, do outro a ausência de afeto do filho. Seu Wilson e Neto chegam ao ponto de Neto ser mandado para um manicômio e virar personagem de um cenário de agruras, sofrimento e submissão a um sistema alienante.

O filme promove o debate sobre conflitos familiares e o sistema de exclusão, que com o auxílio de tratamentos psiquiátricos perversos limitam-se a tratar a doença como um sintoma que pode ser sanado com remédios, química pura e simples.

Para o professor Jorge Leão a exibição do filme tem papel importante. "Uma excelente oportunidade para o debate ético sobre alteridade, diferença, conflito psico-social, normalidade, saúde, doença, sintomas e crise.", adianta Jorge Leão.

Lembrando que as sessões do Cine Filosófico acontecem sempre às sextas-feiras no IFMA - Monte Castelo, localizado na Av. Getúlio Vargas, ao lado do Senai. A entrada é gratuita e aberta a comunidade.

Um comentário:

Isaque Mota disse...

Perdi essa. POOUXA! Me dá esse DVD de presente Tatá? HAUSHAS