sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 EM FOCO

E então, mais um novo ano se inicia. 2010 é o ano da vez. O que esperar desse novo momento no cenário mundial? Que previsões fizeram astrólogos, pais-de-santo e tantos outros com capacidades de vidência? Você, leitor! Que cor usou na virada do ano? O que deseja para 2010?
Muito para contar? Bom, e se começarmos a falar de 2010?
Copa do Mundo, Eleições Presidenciais no Brasil... Muito vai acontecer, surpreender, decepcionar, alegrar... Não há como prever de fato, nem é justo querer adivinhar. Vai começar uma faculdade? Vai se formar? Casar? Concluir uma pós?
Então, o que dizer no primeiro dia do ano?
Tantas questões foram propostas por todos os lados. Infelizmente, todas repetidas. Então, pensando em como chegar aos leitores na úlitma postagem do ano, fui assaltada pela dúvida. Talvez uma retrô 2009. Não! Pretensão demais. Quem sabe falar de cores e expectativas para o reveillon? Hum, tanta gente já explicou e conjecturou ideias para o novo ano... talvez seria só uma reprodução de definições e esperanças e cá entre nós, fica muito chato para você, leitor do blog, ficar lendo as mesmas coisas em lay outs diferentes, né? Então deixei que o ano acabasse com os bons e verdadeiros votos escritos no natal.
Mas 2010 chegou e bem, não há como fugir da primeira postagem do ano. Foi aí que minhas duas décadas de idade e cinco períodos de jornalismo nas costas me disseram para começar o ano do Ensaios em Foco com uma postagem jornalística sim, mas divertida. Falar do ano novo, mas sem repetir o que já foi dito e o que é dito todos os anos dos anos dos anos. Li alguns blogs e sites e suas postagens de tchau 2009-feliz 2010 e continuei sem saber o que fazer com o Ensaios em Foco.
Então que tal falar da própria casa, olhar para si e começar a enxergar a possibilidade de algo além do que já foi feito? Ano novo é mesmo propício para reflexão, então vamos parar rapidinho para falar em primeira pessoa. Sendo assim, o primeiro post do ano dá as boas vindas a 2010 e conta um pouquinho do que teremos por aqui nos próximos doze meses.
Sobre o Ensaios em Foco 2010, posso dizer que veremos por aqui um pedacinho do "pequeno bloco de anotações de uma estudante de jornalismo". Isso quer dizer que por aqui passarão impressões de quem está no último ano da faculdade, preparando monografia e estudando os últimos conteúdos básicos para a formação do jornalista. Faltam apenas dois semestres para que eu conclua o curso, então ano de monografia e formatura deve render!
A verdade é que será um ano corrido, dedicado a pesquisas e muito estudo. Em 2010, pensarei e respirarei jornalismo. Espero viajar nas teorias e conhecer na pele a prática. E isso não significa abandonar o "Ensaios..." mas usá-lo ainda mais e crescer junto com o espaço. Portanto, faremos por aqui, um ensaio do que for aprendido nessa "reta final". E nesse sentido, 2010 será o ano da inovação e da experimentação.
Sempre gostei de estudar a teoria e ainda penso que ela seja importante. Mas é interessante saber que a faculdade não pode ensinar tudo. Seria maldade com o conceito de "tudo" dizer que alguém pode ensinar tanto e em tão pouco tempo. A faculdade mostra um caminho e orienta na medida do possível. Cabe a cada um buscar o "mais" de que precisa para ser chamado de competente.
Bom, voltando as previsões... dizem que 2010 é o ano das comunicações, então, não custa nada sonhar um pouquinho e se deixar levar pelos ventos favoráveis...
Vamos aproveitar que 2010 traz o momento de finalização de um ciclo para entrar de vez na profissão escolhida e começar a subir novos degraus, afinal, estamos só começando e 2010 ainda promete muito...
O QUE PERMANECE:
O espaço para colaboração continua aberto, tanto em termos de material produzido por estudantes de comunicação quanto sugestões de pautas e parcerias.
Estamos no twitter e logo inauguraremos um espaço maior para nossas galerias de fotos. Aguardem!
Serviço:
Para enviar material para publicação e sugestão de pauta, entre em contato pelo e-mail tat_guimaraes@hotmail.com . Aceitamos matérias, reportagens, crônicas, críticas, resenhas, poesias, contos e artigos. Podem colaborar estudantes de qualquer habilitação em comunicação, letras, pedagogia, ensino médio ou qualquer pessoa que goste de escrever.
No twitter, basta seguir http://www.twitter.com/tatguimaraes .

Nenhum comentário: