segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CINEMA E TEATRO EM FOCO

Quinta feira para cinéfilos-filósofos e amantes do standy-up comedy em São Luís

A próxima quinta-feira (14) vai pregar uma peça em quem curte cinema e teatro em São Luís. Para quem vive reclamando do ócio e da falta de programação cultural na ilha, o dia 14 de janeiro de 2010 vem chegando com uma dobradinha cultural para ninguém botar defeito, apesar de pressionar espaço na agenda. Então anota aí: Cine Filosófico no IFMA e Jipe da Comédia com Paulinho Batalha e Jônatas Barbosa no Teatro João do Vale. E agora?

O último Cine Filosófico da temporada 2009 exibe na próxima quinta, a partir das 18h30, o filme "Escritores da Liberdade" na sala de multimídia do Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo. O filme conta a história da professora Erin Gruwell (Hilary Swank) e sua luta para dar voz própria a estudantes que vivem em meio a tiroteios e agressividade. O desafio da professora é combater o sistema deficiente de ensino e mostrar aos alunos que a sala de aula é um diferencial para a melhoria de vida.
Ganhador do Globo de Ouro, o filme apresenta a mudança que a educação exerce sob jovens até então considerados indomáveis que começam a aprender o valor da tolerância. "Escritores da Liberdade é um filme impactante e ao mesmo tempo surpreendente, sobretudo pela beleza e consciência política nele abordados, invocando a solidariedade e os laços de fraternidade como valores humanos indispensáveis", afirma o professor Jorge Leão.
Vale a pena conferir, lembrando que depois dessa exibição, o projeto dá uma parada e volta na primeira sexta-feira de março. Anotou? Exibição e debate de "Escritores da Liberdade", quinta-feira, 14, a partir das 18h30 no campus Monte Castelo do IFMA.
Agora se você quer rir a valer com humor standy-up, raro no estado, a noite de quinta-feira traz a estreia do Jipe da Comédia. A partir das 19h30 no Teatro João Vale, os jovens comediantes maranhenses Paulinho Batalha e Jônatas Barbosa apresentam o melhor da comédia standy-up (cara limpa) com monólogos, esquetes de personagens, show de improviso e ainda a participação especial de dois humoristas surpresa.
Segundo Paulinho Batalha, a grande abertura do Jipe da Comédia será com os monólogos de cara limpa, para em seguida entreter o público com a apresentação de personagens e ainda 30min de cenas improvisadas. Revezando-se com Jônatas Barbosa no palco, Paulinho adianta ainda que durante o show de improviso quem decidirá o rumo do espetáculo será a plateia.
Apesar de jovens, os dois atores já acumulam na bagagem alguma experiência seguida de reconhecimento por parte de grandes nomes do humor nacional. Em 2009, Paulinho e Jônatas fizeram apresentações especiais no espetáculo Comédia em Pé, abriram o espetáculo Deznecessários no Rio de Janeiro e apresentaram-se junto ao grupo Os Reitardados em espetáculo homônimo. Agora, estreando o Jipe da Comédia no teatro, a dupla pretende acumular uma legião, já aparente, de admiradores e apresentar humor que faça jus ao caminho já percorrido por ambos.
Então fica a dica: Jipe da Comédia com Paulinho Batalha e Jônatas Barbosa, quinta-feira (14) a partir das 19h30 no Teatro João do Vale. Ingressos a venda a partir das 17h30 do dia 14 na bilheteria do teatro ao preço de R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia para estudante). A indicação do espetáculo é para maiores de 14 anos.
E tem mais: promoção de estreia! Os 20 primeiros membros da comunidade do Jipe no orkut que convidarem cinco amigos para fazerem parte da comu, levam ingresso de cortesia para curtirem o show do dia 14. Então corre lá: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=96457427&tid=5416848676874249658&start=1 e se cadastra. O regulamento da promoção está no fórum da comunidade.
Ensaios opina - Difícil escolha, hein pessoal!? Mas vamos lá, não dá para simplesmente optar... Bom mesmo seria ir primeiro ao cine e curtir um bom filme seguido de um excelente debate e depois relaxar com a galera do Jipe... Mas, em todo o caso, as dicas estão dadas, escolha a que melhor lhe convir e divirta-se. Ensaios recomenda tanto o projeto Cine Filosófico, com seu caráter enriquecedor e cultural quanto os excelentes garotos do Jipe, de comprovado talento e veia para o humor. Ensaios lembra, inclusive, que os meninos Paulinho Batalha e Jônatas Barbosa já estiveram em posts por aqui, apoiando a realização das mobilizações solidárias há um ano atrás no IFMA.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Paulinho Batalha é muito talentoso,o melhor no standy-up aqui em São luíS, já até mandei um e-mail parabenizando-o. vi duas vezes os reitardados e vou nesse Jipe!

Abraços Talita.

Flaviano

Isaque Mota disse...

QUE LEGAL! pouxa, eu perdi os DOIS, tive que ir para a aula, :/