sábado, 22 de maio de 2010

TOP BLOG EM FOCO - Entrevista com Marcos Atahualpa

"Da arte de conversar consigo mesmo"
Todo mundo já teve seu momento "conversando consigo mesmo" alguma vez na vida. Existe gente que chame isso de "pensar alto". Existe gente que prefira guardar esses pensamentos só para si. Outras ainda, tem tanto a dizer a si mesmo que transbordam diários, escritos para um leitor só. Entre tantas maneiras de dialogar com os próprios pensamentos e sentimentos, construindo novos saberes sobre si mesmo, uma forma nem um pouco convencional chamou a atenção de Marcos Atahualpa.


Quando este maranhense, graduando em Jornalismo, resolve bater papo consigo mesmo, ele escreve a conversa em forma de texto, digitando no word. Esses papos chegam a durar dias, até que os dois Marcos sejam um só novamente. Em seguida ao ponto final no word, o texto é selecionado, copiado e, detalhe: colado direto no editor de postagens do blogspot. Quando a conversa parece chegar ao fim ele se despede clicando em "publicar postagem".

O resultado dessas conversas de longa data é o arquivo de postagens do "Seco/ Sarcástico/ Simpático", blog mantido por Atahualpa e inscrito na categoria Variedades do Prêmio Top Blog.

Ensaios em Foco conversou com Marcos Atahualpa a fim de descobrir como é que um "introspectivo aleatório" garante seu lugar na blogosfera e curiosamente atrai tantos leitores comentaristas, ávidos pra alongar essas tantas conversas...

1) Por que criar um blog?
Marcos Atahualpa: Na verdade o SSS existe já tem uns 3 ou 4 anos. Criei ele pra poder desabafar muita coisa e não compartilhar com ninguém. Ou seja, manter aquilo ali pra mim mesmo sem divulgação. Com o passar do tempo, por algum acaso da coisa toda, pessoas foram descobrindo o endereço e algumas até diziam se sentir congruentes com as ideias expostas no blog. Hoje o SSS serve mais como uma mecanismo de auto-diálogo e auto-crítica, não escrevo para ninguém ou sobre coisas apenas para mim mesmo, mas as pessoas insistem em voltar lá, deve ter algo de relevante nisso tudo então.

2) O que o motiva a escrever e expor?
M.A.: A esperança de ser confrontado mesmo que tudo que ali escrito tenha apenas um destinatário: eu mesmo. Saber o pensamento das outras pessoas sobre algum tema que eu tenha dentro de mim mesmo, sempre dialogando comigo mesmo é muito divertido. Como eu escrevo compulsivamente, acaba por ser uma necessidade constante o ato em si, mesmo que 90% daquilo que eu produza não vá ser postada na grande rede, aquilo que acaba escapando do crivo fica na ansiedade de receber um feed back mesmo que ele seja tosco.

3) Quais as expectativas com a votação popular?
M.A.: Rapaz, sendo bem sincero, não tenho muitas. Entrei de gaiato nessa pra poder me divertir mesmo. Meu blog tem muito o que amadurecer, pois, já que ele é um reflexo da bagunça interna que sou eu, então não sei se ele teria êxitos nas votações... Mas, fica a esperança, né?

4) Por que você acredita que o "Seco, Sarcástico, Simpático" merece o voto?
M.A.: Porque ele tem e é tudo que um blog deveria ter e ser: Seco, Sarcástico e Simpático Mas claro, que da parte de quem lê e caso essa mesma pessoa se sinta instigada com o que foi compartilhado. Não tem frescura, é direto ao ponto em questão que estiver sendo abordado, mesmo que seja subjetivo e circular. É o tipo de blog que tem personalidade própria e sem reticências.

5) Ao seu ver, qual a importância de uma rede de blogueiros aderir a campanhas de interesse público do tipo que o Top Blog promove?
M.A.: É bom porque são outros submundos a disposição para serem dissecados. No mais, conhecer pessoas (próximas ou não) é sempre recompensador. É aquela velha questão de troca de ideias, visões de mundo, posturas e condutas e pô-las a crítica em rankings.

Seco/ Sarcástico/ Simpático também já foi validado para votação popular. Vale a pena conferir qual o papo da vez por lá...

Nenhum comentário: