quinta-feira, 20 de maio de 2010

TOP BLOG EM FOCO - Entrevista com Mary Carvalho e Gildson Souza

Interatividade para estreitar laços e promover o debate

Esta é uma boa forma de definir o que acontece entre blogueiros e visitantes do blog "Badulaques", mantido pela jovem dupla Mariany Carvalho e Gildson Souza. Apesar de novinho no ciberespaço, o Badu já acumula em muitas postagens o passeio por textos curtos, mas incrivelmente instigantes sobre cultura (cinema, literatura, música, humor...) somado ao design leve e dinânimo, facilmente explicado pelo fato dos dois blogueiros serem designers formados pelo Instituto Federal do Maranhão e respirarem cultura.

No Badulaques, Mary revela sua veia literária para contos, além de sempre manter os leitores informados de eventos culturais que acontecem em São Luís-MA e trazer para as postagens links e imagens para designer nenhum colocar defeito. Já o amigo Gil é quem frequentemente resenha livros e levanta questões pertinentes nascidas de observações cotidianas em textos concisos e bem escritos.

É tentador visitar o Badulaques e não deixar um comentário, não participar de uma enquete ou mesmo não marcar o endereço para voltar outras vezes. Aliás, quem segue o Badu constantemente participa de promoções e sorteios de livros. Há, sem dúvida, uma relação de interatividade constante com o leitor.

Ensaios em Foco também conversou com a dupla para saber o que os motiva a fazer um blog de identidade tão forte, que apesar dos poucos meses no ar, já faz concorrência no Top Blog para aqueles que se increveram na categoria Cultura.

1) Por que criar um blog?
Badu: Antes mesmo do Badulaques, eu (Mariany) e Gildson já tínhamos idealizado outros formatos de blog. Porém, como os anteriores não englobavam todos os assuntos que visávamos tratar, a idéia do Badulaques veio em boa hora, uma vez que buscávamos um blog que falasse não apenas de um assunto definido, mas que pudesse discorrer sobre cultura em geral – independente das variações nela existentes. Por seu caráter expansivo, sua proposta descontraída e sua linguagem visual leve, o nosso blog nos deixou suficientemente confortáveis para falar do que gostamos, compartilhar conhecimento e ouvir opiniões em um ambiente virtual feito conforme nossas idealizações – mesmo estas demorando um certo tempo pra despontarem racionalmente pra nós.

2) O que os motiva a escrever e expor?

Badu: Justamente essa ideia de falar de algo que gostamos, principalmente no formato atual do nosso blog – onde falamos de cultura em textos curtos, com linguagem leve e utilizando de outros meios (como imagens e vídeos) para compartilhar conhecimento. Tudo isso de forma criativa e com a intenção de diminuir a distância entre os leitores e nós, blogueiros. Também é esse intuito que nos motiva a expor o nosso modo de pensar: não somente falar aos leitores, mas também instigá-los a rebater, opinar o que lhes foi mostrado. E com isso estreitar laços entre leitores “comuns” e outros blogueiros, de São Luís e/ou de outros estados.

3) Quais as expectativas com a votação popular?
Badu: Esperamos o melhor! Que não só os leitores assíduos, mas também aqueles que visitam esporadicamente o blog ou apenas gostaram da ideia tenham a iniciativa de votar em nós.

4) Por que vocês acreditam que o Badulaques merece o voto?
Badu: Acreditamos que o Badulaques mereça o voto dos leitores pelo fato de que, acima de tudo, fazemos o que gostamos e esperamos levar cultura do melhor modo possível aos nossos leitores. Por esse motivo nos preocupamos em saber críticas e sugestões de quem nos lê, além de buscar sempre melhorar a parte visual do blog e também envolver cada vez mais temas às nossas postagens, para que cada vez mais possamos aperfeiçoar nosso espaço virtual.

5) Ao ver de cada um de vocês, qual a importância de uma rede de blogueiros aderir a campanhas de interesse público do tipo que o Top Blog promove?
Badu: Inicialmente pelo fato de que, aderindo a campanhas como essa, um número maior de internautas pode ter conhecimento dos mais diversos tipos de blog, sejam eles sobre cultura em geral, informática, design, moda, música, humor, entre outros. Além disso, o reconhecimento adquirido após a adesão a campanhas assim estimula tanto blogueiros – no sentido de aperfeiçoar o blog e continuar postando – quanto leitores – podendo levá-los a tornarem-se visitantes assíduos e/ou possíveis blogueiros.

O Badulaques também já está com a votação popular aberta. Vale a pena conhecer a proposta e participar dos debates por lá.

Nenhum comentário: