quarta-feira, 19 de maio de 2010

TOP BLOG EM FOCO - Entrevista com Saulo Galtri

"Deixa, deixa, a madeixa balançar"¹

Um blog com dicas para dar jeito em cabelos cacheados. Não, lá você não vai encontrar indicações das melhores chapinhas, secadores e alisantes. Pelo contrário, no blog "Clube dos Cachos", inscrito na categoria Sustentabilidade do Prêmio Top Blog, a ordem é soltar a cabeleira natural e aproveitar o que a própria natureza oferece em termos de tratamento.

Produzido por três amigos donos de vastas cabeleiras naturalmente cacheadas mais uma amiga de cabelos naturalmente lisos, o blog apresenta em postagens informativas, dicas de tratamento, tendências, técnicas e produtos que podem ser usados para aproveitar o potencial dos cabelos naturais dando-lhes mais vida sem precisar recorrer a químicas que maltratam os fios e frequentemente são usadas sem muitos critérios.

Ensaios em Foco conversou com Saulo Galtri (foto), responsável pela comunicação do "Clube dos Cachos", para entender o que se passa entre "os cabelos encaracolados d[ess]as cucas maravilhosas..."² e como o blogueiro vê a participação no Top Blog.


1) Por que criar um blog?
S.G.:A ideia de criar o Clube dos Cachos surgiu da necessidade de compartilhar com pessoas de cabelos cacheados soluções e técnicas utilizadas por todo mundo, bem como propagar a ideia de sustentabilidade dentro da cosmética. O Brasil ainda não utiliza esse tipo de pensamento, isso também me motivou, junto com minhas três amigas.

2) O que os motiva a escrever e expor?
S.G.:A motivação principal é que cada vez mais pessoas possam viver em paz com seus cabelos sem necessariamente recorrer a processos químicos pra lidar com o que é seu. Nós do Clube dos Cachos temos todo um histórico capilar pessoal que dividimos com nossos leitores, além de esclarecer dúvidas em nossas postagem. Outro fator que nos motiva a escrever e expor é o fato de tudo ter corrido a favor da concepção do Clube. Ana Júlia é formada em Marketing e portanto cuida da divulgação e estratégia, Noemi Jacques é famacêutica bioquímica e sempre dá diagnósticos de fórmulas e produtos brasileiros que adotam uma iniciativa responsável e eu, o ser que vos fala, sou estudante de Comunicação e procuro sempre estar antenado nas constantes mudanças que ocorrem no meu setor na web, com preocupação de fazer o melhor sempre.

3) Quais as expectativas com a votação popular?
S.G.:As expectativas sempre são as melhores, porém entendemos que o blog é uma criança ainda, estamos em processo de difundir nossa idéia e pra isso precisamos sempre cativar cada vez mais um número maior novos leitores, mas ainda assim confiança sempre.

4) Por que vocês acreditam que o Clube dos Cachos merece o voto?
S.G.:O Clube traz o que é tendência no mundo quando o assunto é cabelos cacheados. Participamos de fóruns internacionais buscando sempre facilitar a vida das pessoas, compartilhando a ideia de apostar em produtos que respeitem a natureza, que não faça testes em animais. Além de falar de beleza falamos de consciência e essa sim tem sido a base da nossa missão.

5) Ao seu ver, qual a importância de uma rede de blogueiros aderir a campanhas de interesse público do tipo que o Top Blog promove?
S.G.:O Top Blog segmenta todos os blogs em categorias muito importantes para a sociedade. Estar inserido nessa "vitrine" facilita e muito o percuso da propagação de sua idéia. Através do Top Blog temos a possibilidade de fortalecer a relação com outros blogueiros que compartilham a nossa idéia ou não, o que é melhor, porque não ficamos preso somente a um conceito que acreditamos cegamente que seja a verdade. Os Blogs são produção de conteúdo livre e cada vez mais cresce no ciberespaço brasileiro, por isso a importância de aderir a uma campanha que só fortalece e estreita a longa rede que nosso país possui.

Para quem também quer deixar a madeixa natural balançar (ou cachear...) vale conferir o que o Clube dos Cachos reserva. Ao fim, quem gostar pode votar sem medo no Top Blog.

1- Trecho da música "Respeitem meus cabelos brancos" de autoria de Chico César
2- Trecho da música "Todos estão surdos" de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Nenhum comentário: