domingo, 16 de maio de 2010

TOP BLOG EM FOCO

Ensaios em Foco apresenta, em uma série de postagens, o que é o Prêmio Top Blog e o que blogueiros pensam a respeito.

Muito além do troféu

Entre visitantes e blogueiros, uma relação colaborativa. Assim funciona a engrenagem virtual chamada blogosfera. E é visando a interatividade e o fortalecimento de uma comunicação em rede mais social, educativa e solidária, que o portal Top Blog deu largada a segunda edição do prêmio que avalia blogs de todo o país, tanto por meio de júri popular quanto acadêmico e os premia, divulgando ainda o Top100 de blogs mais visitados pelo público.


Criado em 2008, pela Mix Mídia Digital (hoje Top Blog) e reunindo à época 70 mil blogs, o Prêmio Top Blog inscreve em três grupos (pessoais, profissionais e corporativos) com o objetivo de formar um canal de reconhecimento de novos blogueiros e divulgação de boas ideias na web.

Aproveitando o potencial da rede como local propício para uma comunicação interativa, o portal busca valorizar quem produz conteúdo com caráter colaborativo. Aliás, a frase de John Batelle, estampada na revista de divulgação do portal, explica o estímulo e o reconhecimento dado a quem faz a blogosfera: “Os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoas alfabetizadas tenham sua própria plataforma no mundo”.

Segundo os idealizadores do Prêmio Top Blog, a iniciativa pretende construir na internet um território de propagação de conhecimento para o desenvolvimento cultural e intelectual da sociedade brasileira. Aos blogueiros envolvidos é dado o reconhecimento pelo trabalho feito com consciência, dentro dos conceitos de mídia livre. Ao público leitor é dada a chance de opinar sobre as produções expostas na web e ainda tomar ciência de campanhas temáticas de interesse público.

Através da inscrição, os blogs passam a integrar a rede que através do selo da votação divulga uma campanha de interesse público. Em 2010, o Top Blog chega a segunda edição com a marca de 2,5 milhões de blogueiros participando ativamente da campanha colaborativa “Eu Vivo + Sustentável” fundamentada em quatro princípios da Carta da Terra, com a intenção de promover a ideia de que uma sociedade sustentável global está ao alcance de todos, basta estar disposto a colaborar com a prática de ações sustentáveis. Na primeira edição do prêmio, por exemplo, cerca de 1700 blogs aderiram à ação de divulgação da Campanha do Agasalho promovida pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo.

Usar a rede de blogueiros divulgando voluntariamente essas práticas já é um bom começo e um bom exemplo de que a internet pode reunir muita gente em prol de campanhas de mobilização social.

Mas, afinal, o que é o Top Blog?

O Top Blog consiste em um portal interativo de conteúdo coletivo, participativo e colaborativo, onde o internauta encontra um indexador de blogs que realiza busca em mais de 30 categorias, oferecendo serviço de interatividade com rádio, podcast, notícias em destaque na rede e canais de áudio e vídeo, além da comunidade de blogueiros.

A primeira edição do Prêmio Top Blog aconteceu em 2009, inscrevendo cerca de 12 mil blogs e contando com a presença de 700 blogueiros no evento de premiação realizado em setembro do mesmo ano em São Paulo. Ao todo foram 216 blogs premiados. Além disso, foi divulgado o Top100 de blogs mais populares, escolhidos durante votação do júri popular.
Entre os blogueiros presentes no evento estiveram os jornalistas Ricardo Kotscho e Milton Jung, além da colunista Neuza Martins, do “Vovó Blog” e Max Fivelinha colunista de moda do portal Top Blog.

Expectativa entre os blogueiros para a edição 2010 do prêmio
Entre os blogs que o Ensaios em Foco lista que valem a pena conferir, seis deles concorrem na segunda edição do Top Blog. São eles “Clube dos Cachos”, “Badulaques”, “As Valsas Invisíveis”, “Cartas de Tantas Léguas” , "Som e Sentido" e "Seco, Sarcástico, Simpático" .

Em conversa com quatro dos blogueiros responsáveis por estes espaços, descobrimos quais as expectativas para a votação, o que significa para cada um deles manter um blog e, claro, porquê cada um acredita que seu blog merece o voto.

Assim, o Ensaios em Foco trará nas próximas postagens a visão de cada blogueiro e dará a chance deles mostrarem porque vale a pena acreditar em iniciativas como a do Portal Top Blog.



Nenhum comentário: