quarta-feira, 30 de março de 2011

NOVIDADE EM FOCO

Quando o Ensaios em Foco nasceu, em setembro de 2008, a ideia era que o espaço fosse usado por estudantes interessados em expor o material produzido tanto nas faculdades de comunicação e letras quanto fora delas. Quem se arriscasse pela literatura também estaria convidado a pintar por aqui. Não raro, recebemos mesmo colaborações de estudantes de jornalismo, professores e amigos afinados com produção literária. Taí nossa última postagem que não deixa mentir.

Mas agora chega a vez do Ensaios em Foco ganhar uma colaboradora fixa. E é com alegria que convidamos os leitores a conhecerem Carol Rios, 18, estudante de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e completa apaixonada por futebol. Carol aparecerá por aqui com frequência e para falar de um assunto divertido e até então pouco abordado no blog: futebol. Colorada até o último fio de cabelo, nossa colaboradora nos contará impressões da vida de torcedora com paixão, bom humor e respeito pelo esporte. Mas deixemos que ela mesma se apresente. Com vocês, a nova (e primeira!) colunista do Ensaios em Foco!


Da paixão desmedida à convocação para o blog

por Carol Rios


17 de dezembro de 2006. O audacioso Internacional de Porto Alegre enfrenta o perigoso Barcelona numa partida definida por muitos como um duelo entre Davi e Golias. Para o assombro dos incrédulos, o ocorrido na passagem bíblica se repete. O destemido Davi lança uma só pedrinha e derruba o gigante: Inter 1 x 0 Barcelona com gol do até então odiado Adriano Gabiru. Sport Club Internacional: Campeão Mundial de Clubes da FIFA 2006.

Foi assim, queridos leitores, que “nasceu” a colorada que vos escreve, num misto de admiração e surpresa pelo feito do clube gaúcho (o maior do Sul, diga-se de passagem).

“Ah, mas é fácil torcer pelo Campeão de Tudo”, o leitor pode sentenciar. É, não posso negar que o Colorado costuma figurar entre os favoritos pelo título nas competições que disputa, porém, mesmo esse meu sentimento tendo nascido em meio a uma grande conquista, não são apenas estes momentos que estão na minha memória. Também vivi e continuei torcedora fanática nas derrotas e decepções, a última delas em frente ao “poderoso” Mazembe (lembrando aos “tiradores de sarro” de plantão que só pode dizer que perdeu para o time africano quem antes conquistou seu continente).

E por que continuar a vestir a camisa do clube depois de um vexame dentro de campo? Porque o futebol desafia a razão, está além das quatro linhas, é ser cúmplice de um amor quase sem explicação, acreditar no impossível (como contar com a colaboração do seu arqui-rival na conquista de um título; vide final do Brasileirão 2009, quando o Grêmio por alguns instantes virou co-irmão), é ver a fé extrapolar todos os limites, é a redenção e a consagração de uns (a exemplo de Gabiru), a condenação de outros, a união de familiares e amigos, a segregação e rivalidade sadias, a prece no vestiário, a promessa vinda da arquibancada, a lembrança de momentos épicos, a descrença nos episódios não tão gloriosos, a superação, é sentir-se parte de uma nação, é rouquidão após noventa minutos de muita gritaria, é não ter pena da mãe do juiz, falar palavrões sem remorso, reclamar faltas inexistentes, comemorar gols impedidos, ridicularizar “frangos” e “furadas”, suportar qualquer condição climática na arquibancada, é pular, coreografar com as mãos como incentivo ao time, é criatividade, é arte!

E é por isso tudo que sou amante do futebol e uma verdadeira apaixonada pelo Rolo Compressor (intermaníaca, já disseram alguns). Sou a Carol Rios e fui convocada pelo Ensaios em Foco para partilhar um pouco dessa paixão com vocês (vai ver a amiga Talita Guimarães cansou de ter os ouvidos alugados com meus devaneios e resolveu dividir com os leitores esse martírio). Que este seja um espaço assim como são os noventa minutos dentro de um estádio ou mesmo em casa ou num bar em frente à televisão, em que conseguimos esquecer os problemas e nos entregamos à diversão e, por vezes, somos agraciados pela felicidade.

Saudações Coloradas :D


*Na foto, Carol após rolar no gramado do Beira Rio em Porto Alegre-RS.

17 comentários:

Thatyara Masen disse...

- falou bonito dona Carol :D Mostra pra esse povo que uma garota tbm pode entender (e gostar) de futebol, indo até mais além, sendo torcedora roxa como vc ( :

Layane disse...

Carol Rios tem mania de me impressionar, tratando-se sempre de resultados positivos. Excelente texto, foi muito além do que um torcedora do inter, vc falou da paixão q move o Brasil, falou do FUTEBOL em si, e o adjetivou como poucos conseguem!! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Amiga, ótimo texto. E como parte da urubuzada posso concordar com vc... o amor ao futebol definitivamente vai bem além da técnica e seu texto descreve graciosamente o que move um S2 louco pelo time! \o/
W.J.

Í.ta** disse...

que bonito texto! o futebol e seu encanto de paixão.

legal esse espaço a outra pessoa aqui. gostei!

abraços

Rodrigo disse...

só o que impressiona mais do que o talento com que o texto foi escrito, é a descrição do que é a paixão por futebol! Não precisa de
ser lógico ou racional: é uma verdadeira fé.

Jackelynne disse...

Nossa, fico cada vez mais impressionada com a paixão que essa mina sente pelo inter (eh lindo), uma verdadeira intermaníaca mesmo' rsrs

Adorei o texto, parabééns, Carol.

:D

Iara Nadja disse...

Parabéns pelo texto, Carol! =)
sabemos bem dessa sua paixão arrebatadora pelo Inter o/

Wallace disse...

bom texto,entendendo legal do esporte e quebrando a concepçao q mulher nao entende de futebol,congratulations.

Deisiane disse...

Adorooo!!
Carol mandou super bem no teu texto!!
SaudaÇoes coloradas!!
hahahahahhahah...
Isso prova que nos mulheres podemos tambem entender de futebol!

Keully disse...

Eita D. Carol, para quem acreditava que nada escrevia, você se saiu uma colunista de primeira! Parabéns amiga, principalmente por colocar em público esse amor bonito e nos explicar como nasceu toda essa história...
Beijus, =D

Anônimo disse...

Carol, só lendo esse post mesmo pra eu entender tua paixão pelo Inter... agora sim ta perdoada! hehehehe xD um grande abraço!

Igor.

jonas disse...

ficou muito bom o seu texto Carol!
com uma linguagem popular que aproxima as pessoas(principalmente os amantes do futebol). Espero que continue nos agraciando com sas palavras no próximo post.
Jonas Silva

Yani disse...

Amiga, teu texto tá muito fofo.
Parabéns, e concordo plenamente com vc: Futebol é arte!
Saudações rubro-negras
:)

Héron Máximo disse...

Texto digno de uma pessoa q entende bastante de sociologia!
Mandou bem. E pra qm é apenas uma 'recente' torcedora, tá mais Fiel q muitos carinhas q eu conheço (poo... ja foi até no Beira Rio!).
Eu particularmente acho q vc mandaria melhor se vestisse uma camisa do flamengo, mas... tudo bem se voce ainda não torce pro meu time.
É ne? Parabéns.

Lucélia disse...

Carol Rios...
O que comentar? O que dizer acerca de um texto redigido por ela?
Diante de brilhante texto, até alguém que não se interessa tanto por essas questões e que não entende a "cabecinha" de um torcedor passa a repensar acerca desse posicionamento.
Parabéns.
É muito bom poder conviver com pessoas assim...
...pessoas como Carol Rios.

Fabiana Vases disse...

Excelente texto!! sei muito bem do seu dom de usar as palavras e quando se trata de futebol não precisa nem comentar! Convence até uma leiga como eu *-* Saudações coloradas!!

Carol Rios disse...

Thatyara, Wallace e Deisiane, concordo com vocês: futebol não tem sexo, idade ou raça, qualquer um pode amá-lo e entendê-lo. W. J., Í.ta** e Rodrigo, vocês expressaram muito bem o que é o futebol: questão de paixão e fé, além de ser uma verdadeira arte, como Yani salientou. Jackelynne, Iara, Keully, Igor e Héron, percebi que para vocês é mais que evidente o meu amor [e até fanatismo] pelo Inter, agora vocês entendem o porquê. Layane, Jonas, Lucélia e Fabiana, viram como o futebol pode ser encantador? Não são apenas homens correndo atrás da bola.

É um prazer conviver com vocês e/ou tê-los como leitores! Muito obrigada pela visita, espero continuar agradando! Inté a próxima!

Saudações Coloradas :D