quarta-feira, 12 de outubro de 2011

INFÂNCIA EM FOCO



"...cuidado para não desperdiçar, na criança, os bens inestimáveis cujo esplendor nunca mais conhecerá" (Célestin Freinet)


O educador francês, autor da citação acima, dizia que as crianças precisam de pão e rosas. Defendia que a educação precisa estar intimamente conectada às mentes e aos corações dos pequeninos para lhes fazer real sentido. Gosto especialmente de Freinet pelo cuidado com que sua obra, direcionada a educadores de toda ordem, fala da infância.


Neste 12 de outubro, Ensaios em Foco presta uma singela homenagem à infância. Para nunca deixarmos de alimentar o que nos resta de infantil, com pão, rosas e a poesia do que nos dizem os pequeninos.



O ônibus corta a estrada e o menino, sentado ao lado de uma senhora de meia idade, corre o dedo indicador pela janela. Imagina na verdade acompanhar com a ponta do dedo um avião que corta o céu bem lentamente. E o menino vai acompanhando o pássaro de aço escorregando o dedinho pelo vidro, a mãe alheia à cena. Subitamente ele congela, olhos fixos no voo, dedo colado ao vidro. Uma virada rápida para a mulher ao seu lado e uma pergunta certeira:


"Ali já é o céu?".

Feliz dia das crianças!

Nenhum comentário: