domingo, 13 de novembro de 2011

TWITTERATURA EM FOCO


Um sarau para tuiteiros amantes de literatura



A necessidade de manifestar-se através da arte acompanha o homem desde muito cedo. Independente dos meios que o ser humano dispunha para tal, a expressão artística se transformou com o passar do tempo e hoje é notoriamente capaz de preencher qualquer espaço ao alcance da criatividade humana. Das cavernas à internet.

Mas isso não é tudo, afinal não basta dispor de um espaço, é preciso saber usá-lo, seja como produtor e/ou espectador. Intencionalmente ou não, um novo mural para a literatura surgiu nos últimos anos e com características bem peculiares que chamaram a atenção de leitores, escritores e estudiosos, estes últimos que por sua vez, debruçaram-se sobre o fenômeno que uniu a literatura – enquanto arte da palavra - a um novo espaço de difusão de mensagens na internet, o microblog Twitter.

Ensaios em Foco conversou com Renan Pacheco, um dos organizadores do II Sarau Literário via Twitter e co-autor da monografia “Twitteratura: a arte de escrever em até 140 caracteres” para saber mais sobre o evento que pretende mobilizar na próxima terça-feira, 15 de novembro, o maior número possível de apreciadores da exposição literária que o Twitter pode proporcionar.

Como surgiu a ideia de organizar um Sarau Literário no Twitter?

Renan Pacheco: O I Sarau Literário via Twitter aconteceu em junho de 2011. A ideia surgiu quando eu estava lendo os tweets literários, buscando exemplos pro meu estudo, e vi que estava perdendo muitos tweets literários por não estar online no momento em que eles foram publicados, porque muitos eu sabia que não ia encontrar. Outros dois motivos foram a vontade de me reunir com esse povo bonito do Twitter e, depois, usamos o sarau para nosso estudo.

Como foi a experiência com a primeira edição e qual a expectativa para a segunda?

R.P.:A experiência foi ótima! Nós imaginávamos '100' como um número superexcelente a ser alcançado, em número de participantes. Tivemos mais de 300, nunca na minha vida 2h passaram tão rápido, tamanho o meu prazer vendo aqueles textos curtos aparecendo aos montes no meu computador. Lembrando que alcançamos os Assuntos do Momento do Brazil, foi demais!
A expectativa pro segundo é difícil dizer. Manter as expectativas em baixa é o melhor, mas nosso objetivo é alcançar os números do primeiro, mas se não conseguirmos não terá problema.


Qual a intenção da organização em incentivar a manifestação literária no microblog?

R.P.: Intenção? Organizar o que já existe e que é muito bonito. A Literatura no Twitter (Twitteratura) existe todos os dias, nós só organizamos um dia para todos lerem e serem lidos.

Por que foi escolhido o dia em que se comemora a Proclamação da República para a realização da segunda edição?

R.P.: Como a ideia é recente, nós não tínhamos uma data. O primeiro foi lançado sem prestarmos atenção em datas, queríamos fazer o mais rápido possível. No segundo, organizamos as ideias por mais tempo, e buscamos uma data para ser fixa. Acrescentando a isso, um desejo pessoal de resgatar o amor dos brasileiros por nosso país. Lembrei de como foi no ano passado a Proclamação da República, sem nenhum tipo de comemoração (como temos no 7 de setembro). Unindo tudo isso, temos o II Sarau Literário via Twitter.

Há uma ligação entre os eventos de modo que os tweets devem fazer referência à data?

R.P.: Não, o Sarau não deve ter tema, não esse. Nós queremos uma participação em massa. Não esperamos que se crie poemas para o sarau, mas que as pessoas tweetem o que elas já tweetam, mas num horário em que serão lidas por mais gente, e poderão ler os dos outros também.

Gostaríamos que convidasses os leitores do blog para o evento e comentasses porque acreditas que esse tipo de iniciativa é importante para o estímulo à produção literária e circulação de ideias.

R.P.:Aqueles que ainda não entenderam como funcionará, ou que graça tem um sarau via twitter, não tenho como explicar. Só participando para entender como é esse evento. É único, não há nada parecido. Mesmo para aqueles que não queiram escrever, venham, leiam, retweetem, e degustem Literatura da tela do seu computador. Não há custos, como também não há prêmios. Eu e a Dani [Daniele Souza Freitas, integrante da organização do Sarau e co-autora do trabalho "Twitteratura: a arte de escrever em até 140 caracteres"] não ganhamos nada, diretamente. O que ganhamos é o que você ganhará participando: Twitteratura em quantidade, e qualidade.

Sendo assim, #ficaadica: II Sarau Literário via Twitter, dia 15 de novembro das 19h às 21h. Para participar basta compartilhar textos literários no microblog utilizando a hashtag #SarauBrasil. E o convite se estende a quem pretende somente ler a produção reunida no evento, afinal, como avisam os organizadores: "Cada RT é um aplauso!".


Para visitar o blog do II Sarau Literário via Twitter clique aqui.

Para ler a monografia "Twitteratura: a arte de escrever em até 140 caracteres" de autoria de Daniele Souza Freitas e Renan Osvaldo Pacheco clique aqui.

Nenhum comentário: