sexta-feira, 4 de maio de 2012

REVISTA EM FOCO


Conheça a Mescla, revista colaborativa que a cada edição aborda um só tema a partir de vários olhares

No  começo de abril recebi um convite inesperado: escrever um conto que de alguma forma abordasse Nova Iorque, para a seção de literatura da 12ª edição da Revista Mescla. A proposta veio de Silvano Filho, designer pernambucano que edita a revista digital desde 2010 com a colaboração de fotógrafos, designers, ilustradores, escritores e pessoas interessadas em arte que produzam um material sobre um tema indicado e explorado a cada edição.

Aceitei o desafio e optando por brincar com a Nova Iorque que habita nosso imaginário, escrevi "Conexão Nova Iorque", conto que liga duas cidades homônimas através de sonhos, cores e imaginação. O resultado do conto junto com uma entrevista bem legal sobre meu livro "Vila Tulipa" integra a segunda edição de 2012 da revista, que já está disponível para leitura e conta com material produzido pela equipe fixa Mariany Carvalho (Badulaques), Anny Carolyne (Moda), Beatriz Nogueira (Cinema), Mitsy Queiroz (Música) e Vicente Bernabéu (Ilustração Final) além das colaborações.

Na entrevista abaixo Silvano Filho nos conta mais sobre a Mescla, como surgiu a ideia de editar a revista e como tem sido desenvolver esse trabalho que vale a pena ser conferido.
 
1) A Mescla nasceu com a proposta de expor diferentes olhares sobre um mesmo tema. Como surgiu a ideia de editar uma revista com essa proposta?

Eu tive essa ideia no início de 2010 para que pudesse colocar em prática o que eu aprendia na faculdade sobre design editorial e com a possibilidade de usá-la como objeto de estudo da minha monografia ela tomou forma entre agosto e setembro do mesmo ano! E para chamar atenção das pessoas achei que ficaria legal reunir diferentes áreas como cinema, música, literatura, etc. olhando para um mesmo tema.Depois compartilhei com meus amigos e pessoas mais próximas que embarcaram comigo nesse projeto, alguns escrevendo textos, outros incentivando e estamos aqui hoje graças a Deus, porque sem Ele nada seria possível.

2) Em abril, a revista chegou a 12ª edição. Quais temas a Mescla já abordou e como é feita a escolha dos temas que cada edição vai explorar?

Os temas (em ordem cronológica) já foram: Spring, Música, Harry Potter, Lúdico, Zumbis, Anos Dourados, Gatos, Geeks, Circo, Amy Winehouse, São Paulo e agora Nova Iorque! A escolha é feita pensando em todas as seções da revista, se é possível abordarem o mesmo tema de forma interessante e escolhendo os temas que incentivem as pessoas a mandar seus trabalhos ou que estejam em grande repercussão como a edição sobre Amy Winehouse! Ao final da série Grandes Metrópoles a ideia é que a cada edição temas sejam colocados para votação para que o leitor possa escolher! Estamos nos organizando para isso.

3) A revista tem alguns colaboradores fixos. Essa equipe integra a Mescla desde o começo ou foram colaboradores que acabaram ajudando a moldar o que a revista é hoje?

Alguns são desde o começo (mesmo que não estivesse em todas as edições), outros foram chegando e transformando a revista no que ela é hoje! A ideia é sempre somar e levar um bom conteúdo para os leitores, não apenas ilustrações e fotografias bonitas, mas também bons textos, porque mesmo sendo virtual muita gente procura algo interessante para ler e não apenas ver imagens.

4) Quem pode colaborar e qual é o procedimento para enviar um material?

Todos podem colaborar. Normalmente em seções como entrevista, literatura, seção de fotos nós vasculhamos flickers, blogs e sites a procura de pessoas que aceitem expor seus trabalhos ou até criar algo exclusivo para a revista. A seção de cinema, música, moda e badulaques tem colaboradores fixos. Na seção galeria as pessoas podem mandar imagens que produziram sobre o tema proposto. Mas por exemplo, quem quer aparecer na seção de literatura pode mandar algum texto e poderemos entrar em contato para uma possível colaboração ou quem quer ser capa pode mandar um email com o seu portfólio. Nós temos um banco de dados e a qualquer momento uma pessoa pode ser chamada participar. Mas também estamos abertos para a criação de novas seções fixas, basta alguém demonstrar algum interesse e entrar em contato conosco.


5) Gostaria que falasse um pouco sobre a Série Grandes Metrópoles, iniciada este ano, e convidasse os leitores do blog a conhecerem a Mescla e quem sabe, colaborarem também!

Essa série foi pensada para homenagear essas grandes metrópoles, sabemos que existem muitas outras, mas escolhemos culturas distintas e representativas que povoam o imaginário das pessoas para que pudesse estimular os colaboradores! Quem ainda não conhece a revista, o link com todas as edições é esse: http://issuu.com/revistamescla e no blog (http://www.revistamescla.blogspot.com.br/) tem as regras para participar. Qualquer dúvida ou informação podem mandar e-mail para: revistamescla@hotmail.com e se você tem uma ideia para criar uma seção, uma sugestão ou crítica, se tem trabalhos que queira mostrar, indicações ou se quer divulgar algum evento, exposição, ser anunciante, pode mandar e-mail, todos serão respondidos!

Revista Mescla - Série Grandes Metrópoles: Nova Iorque (12ª edição)
 

Nenhum comentário: