quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BEATLES EM FOCO

 LiverPaul celebra os 50 anos do álbum "With The Beatles" com show no Teatro da Cidade

22 de novembro é comemorado dia da música. A auspiciosa data marca em 2013 o cinquentenário de lançamento do álbum "With The Beatles", o segundo disco do quarteto inglês The Beatles. 

Importante para a música mundial, "With The Beatles" foi o álbum que levou o som inovador de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison para o topo das paradas britânicas, ganhando o mundo nos anos seguintes. No Brasil, o disco - que conta com oito faixas dos Beatles e seis cover's -  foi lançado em 1964 com o nome "Beatlemania". 

Para celebrar o aniversário do disco cuja repercussão cunhou o termo beatlemania  pelo mundo, a banda maranhense LiverPaul sobe ao palco do Teatro da Cidade de São Luís na noite da sexta-feira (22) para um show-tributo.

Formada por Fernanda Sombra (voz), Junior Lima (guitarra e voz), Lucas Sobrinho (guitarra e voz), Paulo Silva (baixo) e Daniel Aranha (bateria), a LiverPaul homenageia os Beatles desde 2009, quando três músicos beatlemaníacos resolveram levar para o palco a experiência de tocar os sucessos do quarteto inglês.

Na breve entrevista abaixo, a vocalista Fernanda Sombra conta um pouco da formação da LiverPaul e do show de sexta-feira.

1) A LiverPaul surgiu originalmente com o nome de "Dr.Beatles" em 2009, com o intuito de tocar músicas da aclamada banda inglesa The Beatles, e mudou para o nome atual no ano seguinte, após um tributo ao Paul McCartney. Como a obra do famoso quarteto de Liverpool chegou aos integrantes da banda e motivou-os a formar um cover?

A banda surgiu de um encontro de beatlemaníacos. Nesse encontro eu (FernandaSombra) e o Lucas conhecemos o Lima e alguns meses depois resolvemos montar uma banda. Nós três tivemos contato com a música dos rapazes de Liverpool na infância e juntamente com o Paulo, outro fanático que conhecemos uns anos depois, a LiverPaul fechou o time beatlelógico. Mas contamos também com o Daniel na bateria, mas ele, apesar de já conhecer os Beatles, ainda está no processo de inserção na beatlemania.    

2) Como o repertório é escolhido e quais cuidados vocês dedicam à execução dele? Diferentemente da formação dos Beatles, a LiverPaul conta com uma mulher entre os integrantes. De qual tipo de cover a LiverPaul mais se aproxima: do que busca prestar um tributo apresentando-se de forma semelhante ao homenageado; o que promove releituras e uma reelaboração da obra original; ou ainda um pouco de cada?

LiverPaul
A escolha do repertório é bem complicada, por sermos fãs, temos muita dificuldade para escolher uma e deixar de tocar outra, já que o repertório completo da banda é enorme. Mas nesse show em especial, não tivemos dificuldade pois é um tributo a um disco específico, o segundo da banda. Nós tentamos ser o mais fiel possível em relação aos arranjos e tudo mais. Mas em relação ao figurino e integrantes, não obedecemos à risca, pois nos preocupamos mais com o resgate da sonoridade e não com o cabelo que eles usavam, por exemplo. E o fato de ser a mulher da banda está mais associado à banda que o Paul formou depois dos fim dos Beatles, Wings, já que a LiverPaul foi pensada originalmente como uma banda tributo ao McCartney. E os Wings contam com uma mulher na formação também. 

3) Em 2012, a LiverPaul participou da etapa maranhense da BeatleWeek Brasil, evento que percorre o país com exposição de objetos e curiosidades sobre os Beatles e apresentações culturais com bandas cover's, jogos e outras atrações. Como é a experiência de imersão na beatlemania para quem não se contenta somente em apreciar o trabalho dos Beatles ou tomá-los como influência para uma nova produção musical, mas deseja homenageá-los dedicando-se exclusivamente à execução de seu repertório? Gostaria que contassem um pouco sobre a preparação de vocês, como são os ensaios e o sentimento de representar no palco uma banda tão significativa para a cultura mundial.

Pra gente é uma honra tocar Beatles por tudo que a banda representa no cenário mundial por mais de 50 anos. Tocamos apaixonadamente, pois nada melhor do que tocar o que gosta para fazer bem feito. 

Para saber mais sobre a LiverPaul, acesse a página da banda no Facebook.

SERVIÇO:
O quê? Show LiverPaul – Tributo aos 50 anos do álbum “With the Beatles”.
Quando? 22 de novembro de 2013, às 20h.
Onde? Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito, Centro. Antigo Cine Roxy).
Quanto: Ingressos antecipados à venda na Loja Nonsense (Oficce Tower - Renascença) a R$ 15,00. A venda na bilheteria do Teatro da Cidade será feita a partir da quarta-feira (20/11).

Nenhum comentário: