terça-feira, 13 de outubro de 2015

#9FeliS EM FOCO - Um agradecimento

A 9ª edição da Feira do Livro de São Luís foi encerrada no último domingo (11/10) após uma semana de intensa programação cultural. Sem dúvida, a cidade ganhou mais uma bela edição dessa festa literária que ano que vem completará uma década.

Como destaques pessoais, posso mencionar os produtivos encontros com autores e palestrantes, o retorno da feira ao espaço da Praia Grande ocupando ruas, praças e equipamentos culturais do Centro Histórico e claro, a ótima acolhida ao meu livro Vila Tulipa nos estandes Casa do Autor Maranhão e Sebo no Chão

A primeira edição do meu livro, publicada em 2007, chegou ao fim na #9FeliS graças aos esforços carinhosos de várias pessoas. Por isso, quero fazer alguns agradecimentos especiais: 
  • À Fernanda Araújo, Kleris Ribeiro, Emyle May e todo pessoal do Clube do Livro MA por me trazer de volta ao circuito literário;
  • Ao Diego Pires por abrir espaço para o livro em seu estande Sebo no Chão com direito a tarde de leituras, abraços e encontros com leitores; 
  • À Júlia Emília por mediar meu contato com meu mais novo amigo cearense, o cordelista Paulo de Tarso, responsável pelo estande Casa do Autor MA; 
  • Ao Paulo de Tarso e todo pessoal de seu estande Casa do Autor MA (Andrea, Lucarocas e Chico Neto), por todo cuidado comigo, Paulo e Tatinha e pelo espaço no estande e no programa Cordel, Sanfona e Viola da Web Rádio Confiança;
  • Aos colegas da imprensa Josimar Melo e equipe (SECOM/Prefeitura de São Luís), Marcus Saldanha (Rádio Timbira) e João Ricardo (Mirante AM) pelo apoio na divulgação e pelas conversas legais sobre literatura infanto-juvenil;
  • Aos colegas do meu trabalho (que só descobriram agora, depois de oito anos de convívio, que escrevi um livro. Sim, sou reservada nesse nível). Em especial a minha chefa Silvana Estrela que me "obrigou" carinhosamente a divulgar na intranet pra todo mundo ir lá me prestigiar e abraçar e aos colegas Marângela Vale, José Ruy, Stella Karine, Brasil, Nadiene Duarte e todos que se interessaram e foram me visitar no estande;
  • E por fim a todos os amigos, família e novos leitores que me honraram com sua atenção nos últimos dias. 
Se há algo que é preciso deixar registrado é que a concepção de Vila Tulipa sempre esteve envolvida por cuidados amigáveis. A estória de Paulo e Tatiana é uma narrativa da amizade que só ganhou corpo no mundo por conta do olhar de afeto dos amigos que fiz pelo caminho. Da inspiração à publicação. 

Nesse sentido, quero lembrar aqui da pessoa responsável pela existência da primeira edição de Vila Tulipa, sem a qual essa quase uma década de Paulo e Tatinha em um corpo impresso talvez não tivesse existido. Meu professor de física no então CEFET (atual IFMA) Fábio Henrique Silva Sales, à época coordenador do ensino médio responsável por articular eventos e projetos de iniciação científica. O professor Fábio foi a pessoa que pegou meu manuscrito, recém-premiado pela Fundação Municipal de Cultura em dezembro de 2006, colocou embaixo do braço e só sossegou quando em dezembro do ano seguinte me devolveu meus travessos personagens vestidos para a festa da leitura em uma mesa de lançamento na II Jornada Nacional de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. Não há como esquecer isso.

Muito mais gente foi carinhosa com Vila Tulipa desde então e só tenho a agradecer. Sintam-se todos abraçados e felizes por fazerem parte do grande começo dessa grande aventura.

Recadinho do Sr. Filatelfe

******
NOTA: Na quinta (08/10) e na sexta-feira (09/10) ainda acompanhei duas mesas da programação oficial da #9FeliS, antes de me dedicar totalmente às atividades com Vila Tulipa nos estandes de livreiros na sexta e no fim de semana. Tomei nota do que assisti para trazer para cá dando continuidade ao Diário da Feira e devo publicar com calma nos próximos dias, junto com uma avaliação do evento (o texto acima não conta, pois foi mais um agradecimento bastante afetivo aos responsáveis pelos melhores momentos).

3 comentários:

Renata Teixeira disse...

Eu faço parte dos novos leitores do Ensaios em Foco, então estou me sentindo abraçada! :-D
Como deve ter sido rico esse evento!!! Talita você é uma privilegiada!
E parabéns pelo "desaparecimento" da primeira edição do Vila Tulipa! Super sucesso!
Em função das minhas obrigações de estudo, fico bem sem tempo para ler por prazer - leitura que deixa feliz. Mas logo logo vou conhecer o Paulo e a Tatiana... só esperando dizer adeus ao Nico e ao Gió (estou a meses lendo nos intervalos).

Renata Teixeira disse...

Esqueci de contar! Ontem fomos num jantar especial: Sabores do Brasil com Batista!
Eu comi o prato da minha vida!!! Andú, caju grelhado e palmito com molho de castanha. Não conhecia andú e apesar de amar caju, nunca tinha comido essa fruta num prato salgado. Amei muito! E o que a FeliS tem com isso? Duas coisas, uma que eu sou comilona de carteirinha e pra mim comida é uma arte. A outra é que o criador desse prato maravilhoso é nordestino!
Super inspirador: ir para a décima FeliS no ano que vem e aproveitar muita arte de panelas desconhecidas!!

Talita Guimarães disse...

Venha, venha, Renata!
Obrigada por acompanhar o especial #9FeliS. Estou com algumas palestras pendentes que ainda não foram postadas por pura falta de tempo. As últimas semanas de outubro foram corridas por aqui. Mas espero conseguir postar no feriado.
Legal, a experiência com o caju. Também não provei ainda em prato salgado, mas já achei interessante. Fora que caju é uma fruta que perfuma o ambiente. Adoro! Acho que ia gostar desse prato, também adoro palmito.
Abraço grande!