domingo, 6 de dezembro de 2015

CARTA AOS LEITORES



O blog Ensaios em Foco nasceu em 2008 com a missão de publicar os textos que eu produzia na faculdade de Jornalismo. A ideia era ensaiar os primeiros passos na profissão.

Com o passar dos anos, o blog ganhou vida para além da minha agenda de atividades curriculares motivando a produção de material exclusivo e se afastando do fazer jornalístico convencional.

Nesse sentido, além das matérias, reportagens e entrevistas, o Ensaios em Foco publicou textos escritos em parcerias com amigos e colunas de autores convidados. Incorporou crônicas, contos, breves narrativas e opinião.

Página do blog no Facebook:www.facebook.com/blogensaiosemfoco
Após sete anos de existência, pode-se afirmar que algo em sua essência, alinhada ao meu modo de produzir, nunca permitiu que o blog incorporasse pautas patrocinadas ou anúncios, tampouco se transformasse em um ambiente noticioso. É que o modus operandi do Ensaios em Foco reflete meu interesse por um lugar de desenvolvimento da apreensão sensorial do mundo a partir de uma observação constante da realidade, que não raro nasce de um interesse pessoal e afetivo.

Por isso, no blog só consigo escrever sobre algo que de fato me impregna, instiga, interessa. E sobre o qual consigo organizar e elaborar em palavras.

Mantenho o blog com o mesmo nome da aparente fase foca recém-formada porque ainda hoje creio que olhar para o mundo e se arriscar a reportá-lo não resultará em mais que um ensaio sobre a realidade.

Por tudo isso e mais pelo que é indizível, o blog se manterá como um laboratório de organização de experiências resultantes do interesse em comunicação, educação e cultura.

E agora, com uma página de compartilhamento dessa produção com os usuários do Facebook.

Sejam todos bem vindos e uma ótima experiência de leitura!

Talita Guimarães

3 comentários:

Renata Teixeira disse...

Página devidamente curtida! Quem sabe não deixo de ser uma leitora retardada e consigo seguir a leitura sem o meu tradicional voo de galinha!!!! Parabéns Talita!! Sua escrita é contagiante!

Talita Guimarães disse...

Obrigada, Renata! E sinta-se a vontade para ler na ordem que quiser e tiver mais interesse. Abraço grande!

Anônimo disse...

Parabéns Talita. O Ensaios é muito importante para mim. Penso que vc sabe o porquê.Bjs
Carmen.