quinta-feira, 7 de abril de 2016

CONVITE EM FOCO - Lançamentos de Recorte! em São Luís-MA, São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ


[RELEASE] 

Lançamento do livro Recorte! da jornalista e escritora maranhense Talita Guimarães

A jornalista e escritora maranhense Talita Guimarães lança o livro Recorte! (Pod Editora, 2015) em abril com uma vasta agenda de eventos em São Luís, São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Luís-MA, a autora dá início à agenda de encontros com o público no sábado (09/04) na Feira Criativa do espaço NAFONTE Coworking (Rua do Alecrim 39 – Centro) a partir das 14h. No domingo (10/04) o Movimento Sebo no Chão (Praça da Igreja Nossa Senhora de Nazaré – Cohatrac) promove a Noite Recorte com a participação de vários artistas festejando o lançamento do livro a partir das 17h. Na semana seguinte, Talita apresenta o livro em São Paulo em rodas de conversa com a jornalista paulistana Meiri Farias no sábado (16/04), a partir das 15h na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, na Zona Oeste e na quarta-feira (20/04), também às 15h, desta vez na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo na Zona Leste da cidade. Na sequência o Rio de Janeiro recebe a noite de autógrafos de Recorte! na sexta-feira (22/04) às 19h na Livraria Argumento, na Barra.

Convite - São Luís
Recorte! reúne um apanhado de crônicas, contos e poemas escritos por Talita Guimarães entre 2010 e 2014 em dois cadernos manuscritos. “A proposta sempre foi registrar ao final do dia alguma cena ou diálogo potencialmente poético e reflexivo que brotasse da vida real. A ideia de ‘recorte’ nasce da necessidade de colecionar pedacinhos especiais de cada dia, ofertados pela realidade a minha volta.”, explica a ludovicense de 26 anos que prioriza no livro o registro não-ficcional de causos cotidianos. “Como jornalista me interesso muito pela realidade e pela forma como as pessoas vivem. Como escritora, tenho uma tendência a olhar para o mundo com um afeto que presta atenção nas miudezas poéticas do cotidiano. Há uma realidade pulsante e inspiradora que não precisa ser inventada pela ficção porque está diante de nós a todo instante em todo lugar. A minha busca sempre foi unir minha preocupação jornalística em apreender a realidade com todos os meus sentidos ao meu interesse pela poesia viva existente nas falas e gestos das pessoas nos ônibus, terminais de transporte, ruas e demais espaços por onde caminho”, afirma a autora, que é jornalista de formação.

Segundo a jornalista paulistana Meiri Farias, que assina o prefácio do livro, Recorte! convida o leitor a ver o mundo sob uma perspectiva que se arrisca a deixar a superfície. “Ao ler o livro, você será convidado a ver o mundo pelos olhos-janela de Talita. A ludovicense é uma jornalista do essencial, não reporta lead, mas o instante fugaz em que o trivial se torna crucial. Ou quando a intensidade da vida te acerta com tal violência ou doçura, que a única saída é correr para o papel. O fato é que nossa vida é composta desses fragmentos triviais e maravilhosos, banais e sublimes, que coletados, melhor recortados, formam uma vida toda. Talvez feliz, mas, sobretudo bela.”, analisa a jornalista no prefácio.

Os lançamentos em São Luís acontecerão em espaços de compartilhamento de ideias e conhecimento. No sábado (09), a autora estará com o livro e suas ilustrações na Feira Criativa promovida pelo escritório corporativo NAFONTE Coworking, que reunirá no evento 16 expositores de vários segmentos da economia criativa como fotografia, livros, artesanato, bijuterias, cerveja artesanal, paper toys entre outros. Já no domingo (10), será a vez de trocar ideias com os frequentadores do Movimento Sebo no Chão, no Cohatrac, na festa Noite Recorte com direito a shows das bandas Telúricos, Calabar, Pe.ACE, Vórtice, Caio Mattos e uma extensa programação que inclui yoga, lambe lambe, grafitagem com Erik End, Brechó do Joubs, Sebo do CB e as presenças dos escritores Igor Nascimento (autor de “Caras Pretas”) e Felipe Castro (autor de “Centelha do Eros”).

Na semana seguinte, Talita Guimarães lançará o livro em São Paulo em rodas de conversa mediadas pela jornalista paulistana Meiri Farias comentando o processo criativo que resultou no livro em torno do tema “O Jornalismo do Essencial: o instante fugaz em que o trivial se torna crucial em Recorte!”

Os lançamentos do livro em São Paulo acontecerão nas bibliotecas temáticas em poesia (Alceu) e música (Cassiano). Segundo Talita, a escolha não foi aleatória. “São dois espaços propícios para relacionarmos o conteúdo do livro com poesia e musicalidade porque Recorte! se debruça inteiramente sobre estes que são elementos que compõem a minha forma de enxergar e entender o mundo. A poesia e a música têm estreita relação com tudo o que escrevo. O olhar do livro é poético e a música aparece em vários momentos como referência para corroborar reflexões e sentimentos”, comenta a autora.

Convite - São Paulo
Já no Rio de Janeiro, a autora de Recorte! autografa o livro na sexta-feira (22/04) às 19h na Livraria Argumento do Shopping Rio Design, na Barra.

Convite - Rio
Recorte! é o segundo livro de Talita Guimarães, que aos 16 anos recebeu o Prêmio Odylo Costa,Filho no XXX Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís por seu livro de estreia, o infanto-juvenil Vila Tulipa, publicado em 2007 com o apoio do CEFET-MA (atual IFMA), escola onde cursou o ensino médio.

Atualmente, a jornalista edita o blog Ensaios em Foco, escreve às quintas-feiras para o Armazém de Cultura e desenvolve projetos para Cinema e TV Pública em São Luís-MA, onde reside.

SINOPSE – RECORTE!

Uma criança pergunta para um adulto próximo se onde os aviões planam já é o céu.
Um menino empina um papagaio de sacola plástica.
Uma lojista desconhece seu potencial como encantadora de balões coloridos.
Um pipoqueiro salva os fins de dia.
Um passeio pela lembrança de um lugar.
Ipês. Um controle remoto. Amigos.
Coincidências.
Bebês a caminho.
Nenhuma carta para ninguém.
Um engraxate descalço.
Solrealismo.
O miolo da vida.
A paz de cada dia.

Às porções mais comoventes de dias vividos entre 2010 e 2014, a jornalista e escritora Talita Guimarães chamou recortes e registrou à mão em dois cadernos, que agora ganham corpo como livro nesta edição que chega ao público com o convidativo nome Recorte! pela PoD Editora do Rio de Janeiro.

As breves narrativas, crônicas, contos e poemas aqui reunidos nasceram da afeição por tudo o que é singelo e embora brote da realidade, habita o terreno do sonho e da poesia quando enxergado através de um olhar amoroso pelo mundo.

Em Recorte! Talita Guimarães exercita seu espírito de observação do cotidiano, que estabelece uma relação com a cidade e as pessoas que nela habitam e investiga o comportamento humano e social de um ponto de vista muito pessoal e afetivo, correspondente à capacidade de apreensão sensorial dos seus vinte e poucos anos.

Um comentário:

Renata Teixeira disse...

Nem imagino a correria que deve estar a sua vida!!! Que você aproveite cada segudinho e se diverta muito!!!