domingo, 4 de setembro de 2016

LITERATURA EM FOCO - Convite Clube do Livro MA e Editora Planeta de Livros Brasil


[RELEASE]

Planeta de Leitores traz jornalista e escritora Cris Guerra para conversa com leitores em São Luís

O Clube do Livro Maranhão e Editora Planeta de Livros Brasil têm o prazer de realizar mais uma edição do projeto literário PLANETA DE LEITORES.

O Planeta de Leitores é uma aposta da Editora Planeta de Livros Brasil em promover encontros literários e aproximar os autores da casa de seus leitores através de parcerias com clubes de leitura. Cada encontro conta com um autor convidado, que irá dialogar e trazer novos repertórios à mediação. Neste primeiro ano de encontros, edições nos meses de maio e julho consagraram o sucesso do projeto, com grandes expectativas para setembro.

Nesta terceira edição do Planeta de Leitores MA, Cris Guerra é a convidada que representará o par de autoras amigas por trás do livro Que ninguém nos ouça (lançado este ano), amigas estas que encontraram, uma na outra, a amizade, a família, o zelo. Em uma troca de e-mails, Leila e Cris abrem o verbo para as muitas emoções que carregam dentro de si, reunindo no livro o melhor de suas palavras para confessar, afagar e lavar a alma.

Cris Guerra e Leila Ferreira
Em “Terapia da delicadeza – uma catarse de amizade”, título temático deste encontro, convidamos os leitores para uma conversa sobre amizades, vida e comportamento, com direito a um pequeno passeio pela empatia, consolo e generosidade, um respiro necessário para esquentar todo e qualquer coração nos dias de hoje. Mediado pelo Clube do Livro Maranhão, o encontro conta ainda com uma sessão de autógrafos e relançamento do livro Moda Intuitiva, também da autora convidada.

Sobre as autoras e o livro - Cris Guerra é publicitária e escritora. Começou sua trajetória na internet em 2007, escrevendo o blog Para Francisco (que virou livro em 2008 e está sendo adaptado para o cinema). Pouco depois, criou o primeiro blog de looks diários do Brasil, o Hoje Vou Assim. Foi cronista da revista Veja BH nos três anos em que a revista impressa circulou na cidade e atualmente escreve nas revistas Pais & Filhos e Canguru. Seu livro Moda Intuitiva figurou na lista dos mais vendidos da revista Veja e ganhou uma versão revista e ampliada, pela Editora Planeta. Tem ainda um canal no Youtube, assina colunas em várias rádios do Brasil e roda o país proferindo palestras com foco em moda, autoestima e maternidade.

Leila Ferreira é graduada em Letras e Jornalismo, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Foi repórter da Rede Globo Minas e, durante 10 anos, apresentou o programa “Leila Entrevista”, na Rede Minas e TV Alterosa. Também foi colaboradora da revista Marie Claire e do jornal Estado de Minas. Autora de Mulheres, por que será que elas...?, A arte de ser leve e Viver não dói, pela editora Globo Livros, e Leila Entrevista – Bastidores, pelo Grupo Autêntica, além de palestrante sobre qualidade de vida para empresas e diversas instituições, Leila hoje carrega mais de mil relatos, entre viagens e entrevistas, fruto de seu fascínio por ouvir histórias de vida.

Escrevo pra dizer que você me levou a uma avalanche necessária. Me fez ter vontade de escrever, ler, viver, sorrir, chorar. Cris.

Somos, sim, habitantes do mesmo planeta – um lugar onde viver dói muito, mas é mágico. Onde não se tem medo de sentir nem de arriscar. Fazemos das palavras nosso salvo-conduto, nosso Prozac. Mas só elas não bastam. Temos de provar, experimentar, dar a cara a tapa. Mulheres-mergulhadoras, que vão lá no fundo dos sentimentos, sem garantia de voltar à superfície. Leila.

Que ninguém nos ouça é um livro de crônicas por correspondências de e-mails entre as duas autoras. Leila, jornalista, que gosta de viajar, de conversar, de ouvir histórias, e Cris, publicitária, que faz da moda sua poesia, das letras uma terapia. Ambas falam e desconstroem as agouras da vida, procuram seu lugar, libertam-se em alta catarse. Carregam o peso do mundo e nem por isso deixam de ser incríveis, cada uma à sua maneira. Que ninguém nos ouça é, enfim, uma ode à amizade.

                                               Veja o booktrailer do livro:



Para animar e aquecer o encontrão da Planeta, o evento será aberto com Cyndy Campos em uma apresentação show de dança do ventre! A mesa contará ainda com duas convidadas de apoio muito conhecidas das clubistas, Laísa Couto e Talita Guimarães, e mediação com Fernanda Araújo, coordenadora geral do Clube.

Laísa Couto 


Laísa Couto é bacharel em Design de Moda, especialista em Artes Visuais e estudante de Arquitetura e Urbanismo. Teve seu primeiro romance de fantasia, Lagoena - O Portal dos Desejos, publicado em 2014, pela Editora Draco. Atualmente reúne poesias quebradas na coletânea Estrela Morta ao Amanhecer no Wattapad, além de outros contos com finais perdidos.

Talita Guimarães


Talita Guimarães é jornalista e escritora, autora de Vila Tulipa (2007) eRecorte! (2015). Escreve também para os blogs Ensaios em Foco eArmazém de Cultura. É especialista em Docência do Ensino Superior, pesquisadora da área de Educomunicação, é integrante do Éguas Coletivo Audiovisual. Teve textos publicados no Jornal O Estado do Maranhão, Revista Mescla, Maranharte (informativo literário) e blog Badulaques. Atualmente desenvolve projetos para cinema, tv pública e literatura.

Fernanda Araújo


Bacharel em Direito no CEUMA, especialista em Criminologia, Segurança Pública e Política Criminal na Universidade Anhanguera, advogada, assessora de promotor de justiça em Santa Inês, foi colunista no caderno Na Mira, do jornal O Estado do Maranhão, é coordenadora geral do Clube do Livro Maranhão, mediadora de encontros e administradora do blog Caçadora de Livros.

Sobre o Clube do Livro Maranhão - É um projeto sem fins lucrativos que reúne cidadãos da comunidade leitora maranhense em encontros culturais, como eventos literários, seminários, oficinas e outros, com o objetivo de proporcionar oportunidades de desenvolvimento sociocultural através de um intercâmbio de conhecimento; recentemente, inclusive, foi certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC). Na confraternização com os leitores, o Clube agrupa um público de jovens e adultos antes dispersos, de modo que incentiva, impulsiona e integra diversas atividades culturais a partir da leitura e entretenimento – como o cinema, as artes plásticas, as artes cênicas, além de toda disseminação e divulgação de obras literárias, artísticas e culturais.

Na página do Clube do Livro MA já está o link do evento.

III Planeta de Leitores MA com Cris Guerra e Leila Ferreira
Terapia da delicadeza – uma catarse de amizade
Dia: 10/set
Local: Livraria Leitura – do São Luís Shopping
Horário: 15h às 18h00 - Entrada Franca.

Um comentário:

Renata Teixeira disse...

Deve ter sido um evento muito bacana!!!! Só gente interessante!!!