SOBRE NÓS


SOBRE O BLOG

Criado em 2008 com a missão de publicar os textos que Talita Guimarães produzia na faculdade de Jornalismo a fim de ensaiar os primeiros passos na profissão.

Com o passar dos anos, o blog ganhou vida para além da agenda de atividades curriculares motivando a produção de material exclusivo e se afastando do fazer jornalístico convencional.

Nesse sentido, além das matérias, reportagens e entrevistas, o Ensaios em Foco publicou textos escritos em parcerias com amigos e colunas de autores convidados. Incorporou crônicas, contos, breves narrativas e opinião.

Após sete anos de sua existência, pode-se afirmar que algo em sua essência, alinhada ao modo de produzir de sua criadora, nunca permitiu que o blog incorporasse pautas patrocinadas ou anúncios, tampouco se transformasse em um ambiente factualmente noticioso. O modus operandi do Ensaios em Foco reflete o interesse da jornalista Talita Guimarães por um lugar de desenvolvimento da apreensão sensorial do mundo a partir de uma observação constante da realidade, que não raro nasce de interesse pessoal e afetivo.

Por isso, este blog só publica textos escritos sobre algo que impregne, instigue e interesse à sua autora. Sobre o qual ela consiga organizar e elaborar em palavras.

O nome mantido da fase foca recém-formada se justifica pela crença de que olhar para o mundo e se arriscar a reportá-lo não resultará em mais que um ensaio sobre a realidade.

Por tudo isso e mais pelo que é indizível, o blog se mantém como um laboratório de organização das experiências resultantes do interesse em comunicação, educação e cultura.

QUEM ESCREVE

Talita Guimarães (São Luís - MA, 1989) é jornalista e escritora. Especialista em Docência do Ensino Superior. Pesquisadora da área de Educomunicação. Integrante do Éguas Coletivo Audiovisual.

Aos 16 anos recebeu o Prêmio Odylo Costa,Filho no XXX Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís por seu livro de estreia, o infanto-juvenil Vila Tulipa, publicado em 2007 com o apoio do CEFET-MA (atual IFMA), escola onde cursou o ensino médio. Em 2016, lança Recorte! (PoD Editora), livro que reúne um apanhado de crônicas, contos e poemas escritos em dois cadernos manuscritos entre os anos de 2010 e 2014.

Teve textos publicados no Jornal O Estado do Maranhão, Revista Mescla, Maranharte (informativo literário) e blog Badulaques.

No meio audiovisual assinou a Produção do curta-metragem Carta Vermelha (MA, 2016, 7'), dos diretores maranhenses Josh Baconi e Nat Maciel e a Assistência de Direção da série para TV Pública "Ocupantes" (com previsão de exibição nos canais da EBC a partir de 2017), dirigida pelo cineasta gaúcho radicado no Maranhão Lucian Rosa.

Atualmente, a jornalista edita o blog Ensaios em Foco, escreve e ilustra crônicas para o Armazém de Cultura e desenvolve projetos para Cinema e TV Pública em São Luís-MA, onde reside.



Nenhum comentário: