LITERATURA EM FOCO - “A amiga doidinha”
TADIELLO, Maria Resende. A Amiga Doidinha. Belo Horizonte: Ed.
do Autor, 2011.
A
infância é uma das fases mais inspiradoras da vida, tanto para a criança que
tem uma tendência natural para enxergar tudo com olhos de poesia quanto para
pessoas sensíveis que crescem em idade, mas conseguem manter um carinho
especial pelo ser criança e os pensamentos de infância. Nesse sentido,
alimentar a fantasia transbordante desta fase estimulando a criatividade e a
livre expressão é uma atitude importantíssima no processo de apreensão de mundo
dos indivíduos em formação e deve desejavelmente partir de uma ação conjunta da
família com a escola.
Em
meio ao contexto brasileiro de eterna discussão acerca de como estimular a
leitura e formar leitores desde cedo, encontro uma iniciativa louvável vinda de
Minas Gerais e que serve de exemplo para pais e educadores. Há poucos meses
ganhei um livro chamado “A amiga doidinha” e qual não foi minha alegria ao
descobrir por intermédio de Ana Paula, tia da autora, que a mesma era ainda uma criança.

Assim, quando
Maria apresentou aos pais as aventuras de Aitác já decidida que ali tinha um livro,
Sara Pimenta Resende e Cláudio Tadiello Dias viram mesmo um livro. E o
produziram com primor, contando com designers, revisores e professores amigos
de Sara. De fato, a diagramação é uma diversão a parte: colorida, dialoga com
os desenhos de Maria e ainda traz pequenas brincadeiras que interagem com a
história - os números de algumas páginas vêm dispostos de cabeça para baixo em
pontos diferentes das folhas, bem ao estilo Aitác.
Na entrevista abaixo, Sara Resende conta um pouco do processo de envolvimento da Maria com a literatura e a criação do livro.
1) É possível recordar como foi o primeiro
contato da Maria com a literatura, que histórias ela mais gostava e com quais
personagens mais se identificava?
Sara: Maria sempre gostou de escutar histórias, de todos os tipos. Quando era
bem novinha se identificava muito com os contos de fadas, com as princesas,
como todas as meninas...
2) Como as visitas à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
contribuíram para potencializar a criatividade da Maria?
Sara: Ler é sempre muito importante. Na biblioteca Maria lia, em companhia do
avô, na maioria das vezes e pegava livros para levar para a casa. Participava
também de oficinas de contação de histórias e de artes. Tudo isso parece ter
potencializado o gosto pela leitura.
3) A partir de que momento foi possível perceber que a Maria tinha
necessidade de criar suas próprias histórias e personagens?
Sara: Maria sempre gostou muito de desenhar. Quando aprendeu a escrever, os
desenhos viraram histórias...
Sara: Certo dia, quando chegamos em casa, Maria nos mostrou a história da
Amiga Doidinha. Ela disse que era um livro. Tinha escrito o texto e feito
alguns desenhos. Nós lemos e dissemos "dá mesmo um livro, Maria!". Eu
sou professora na PUC Minas e tenho colegas professores de literatura,
designers gráficos e revisores de texto. Mostrei a história para esse grupo e
todos se empolgaram. A idéia foi ganhando corpo até se tornar realidade!
5) Como a Maria se relaciona com as histórias e personagens que ela
mesma cria?
Sara: Com muito orgulho! Ela adora nos mostrar as histórias e desenhos, e
sempre valorizamos muito tudo isso!
6) Por fim, gostaria que nos contassem o que vocês enxergam como
positivo no rendimento escolar, no comportamento da criança e sua forma de
ver o mundo e se relacionar com as pessoas que podem atribuir ao envolvimento
da Maria com a expressão livre de suas ideias através das letras e
desenhos.
Sara: Maria é uma menina estudiosa. Adora descobrir coisas novas, gosta de
estudar, tem prazer com o novo. É uma menina criativa, desenvolta e muito
popular! É também de expressão muito livre! Não sabemos bem se isso é causa ou
consequência do prazer pela leitura e pela escrita... é uma menina muito feliz,
e isso é o que realmente importa!!
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